Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ AES Eletropaulo instala ilumin...

AES Eletropaulo instala iluminação com tecnologia LED no Túnel da Avenida Paulista

Publicada em : 16/12/2011

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, projeto completo inclui 17 túneis da cidade e investimento de R$ 32 milhões

A AES Eletropaulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), está substituindo todo o sistema de iluminação de 17 túneis da cidade de São Paulo por luminárias LED. Neste mês, a concessionária está modernizando o Complexo Viário José Roberto Fanganiello Melhem (túnel que liga a Av. Paulista à Av. Dr. Arnaldo). A conclusão desta ação está prevista para dezembro deste ano.

A tecnologia LED é a mais moderna para iluminação disponível no mercado, possibilitando reduzir 80% no consumo de energia em comparação ao antigo sistema. Devido à sua longa vida útil, essas luminárias reduzem ainda a necessidade de manutenção. Também têm alto índice de reprodução de cores, melhorando a segurança dos motoristas que trafegam pelo complexo.

Por meio do uso de sensores, o projeto prevê a modulação do nível de iluminância na entrada dos túneis, diferenciando o período noturno do diurno. Com isso, quando o motorista entra no túnel não tem a sensação de escuridão provocada pelo contraste entre a iluminação natural do dia e a iluminação artificial da parte interna do túnel. Na medida em que o veículo adentra no túnel, essa iluminação é reduzida gradativamente. Já à noite, todo o trecho do túnel possui um único nível de iluminação.

"Muito mais do que iluminação e economia de energia, o projeto contribui para proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos túneis de São Paulo”, disse Fernando Bacellar, coordenador de Usos Finais de Energia da AES Eletropaulo. 

Fonte:AES Eletropaulo