Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ O que encarece a sua conta de ...

O que encarece a sua conta de luz?

Publicada em : 09/12/2011

Programa Casa Segura alerta para o consumo “vampiro de energia” e dá dicaspara que a conta não aumente repentinamente de um mês para o outro

Você já levou um susto ao se deparar com uma conta de luz muito mais alta de um mês para outro, e sem motivo aparente? Especialmente em meses em que sabemos que os aparelhos eletrônicos foram pouco utilizados? O Programa Casa Segura alerta que ‘vampiros’ de energia podem estar escondidos na casa. O consumo vampiro ocorre quando os equipamentos eletrônicos são mantidos na tomada, porém sem estarem funcionando. Isso gera um consumo de energia e, consequentemente, um custo adicional percebido no final do mês, na conta de luz.

Os principais vilões são a TV, o microondas, os carregadores de celular, os aparelhos de som, o DVD, vídeo games entre outros. “Mesmo desligados, esses equipamentos permanecem em um sistema de stand by, ou seja, estão sempre prontos, com energia armazenada, para serem religados. O aparelho microondas, por exemplo, consome energia 24 horas para manter o relógio digital funcionando”, explica a coordenadora do Programa Casa Segura, Milena Guirão Prado.

Para evitar este problema, o Programa Casa Segura sugere que você:
· Desconecte os aparelhos quando não estiverem em uso. Para evitar ficar desligando esses aparelhos diariamente da tomada, é possível usar um interruptor manual;
· Observe a etiqueta com o consumo energético do equipamento, no momento da compra. Dê preferência aos mais econômicos;
· Realize a manutenção correta para aumentar a vida útil do aparelho e diminuir o consumo de energia.  

Além das medidas relacionadas diretamente aos aparelhos eletrônicos, é preciso avaliar se a rede elétrica está devidamente dimensionada à quantidade de equipamentos que estão sendo utilizados na casa. O mau uso da rede elétrica também gera aumento de quase 5% na conta de luz. 

Fonte:Msl World Wide