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Pesquisa revela perfil e preferências dos consumidores de baixa a alta renda no momento mágico da compra

Publicada em : 09/12/2011

Segundo o estudo, o consumidor de Baixa Renda não se importa em esperar para pagar, desde que a compra e o atendimento tenham sido prazerosos

Lançado no primeiro semestre de 2011, o livro “Atendimento de Sucesso” do especialista em gestão empresarial, palestrante e também autor dos livros Marketing para o Varejo de Baixa Renda e A Nova Era do Consumo de Baixa Renda, Sérgio Nardi traz dados exclusivos sobre os diferentes perfis e preferências dos consumidores no momento da compra. A pesquisa para elaboração do livro ouviu cerca de 350 pessoas sendo, 150 de baixa renda (de um a três salários mínimos), 100 de classe média de (quatro a 15 salários mínimos) e 100 de alta renda, (acima de 15 salários mínimos).

O objetivo foi mapear a intenção de cada consumidor no ato da compra, quais seus anseios e exigências. Com base nas informações e resultados obtidos foi elaborado o livro ‘Atendimento de Sucesso’ expondo técnicas e posicionamentos para a ferramenta primordial de relacionamento, o atendimento, seguindo as peculiaridades de cada faixa de consumo abordadas.

O consumidor de baixa renda preza o bom atendimento em detrimento da eficiência nos caixas, ou seja, não se importa de esperar para pagar, desde que até aquele momento a compra tenha lhe propiciado uma experiência agradável de consumo. Cerca de 51,7% dos entrevistados de baixa renda preferem um bom atendimento contra uma localização estratégica da loja (48,3%), ou seja, o consumidor se predispõem a acessar um local de compra mais distante desde que este preste reconhecidamente um atendimento de sucesso. Aproximadamente 90,9% dos entrevistados elencaram o atendimento como fator influenciador na compra, contra apenas 9,1% dos entrevistados influenciados pelo anúncio. A pref erência por um atendimento de sucesso em relação a comodidades como estacionamento, serviços de entrega, variedade de produtos também teve vantagem com este perfil de consumidor atingindo 41,1% dos entrevistados.

Os consumidores de classe média buscam basicamente, simplicidade com refinamento, vocabulário simples e direto na comunicação e diferenciação do produto ou serviço em relação aos produtos vendidos em larga escala. Customização com preço acessível também é um dos fatores destacados, ou seja, o consumidor de classe média quer comprar coisas diferentes e exclusivas, mas não está disposto a investir muito dinheiro nessa customização. Uma dica para quem tem interesse em atingir este público é de investir em produtos caseiros e artesanais, além do chamado ‘Estrangeiro nacional’, produtos ou serviços similar es aos importados, que aliem um bom custo-benefício.

Já os consumidores de alta renda, os quais cresceram consideravelmente no Brasil, de 92 mil pessoas em 2002 para mais de 143 mil novos ricos em 2007, consideram o luxo nas compras uma recompensa pessoal e um estilo de vida. Mais da metade desses consumidores do luxo no Brasil são mulheres entre 26 e 35 anos, pessoas que acumulam patrimônio superior a um milhão de dólares.

Fonte:E-Mídia Comunicação & Marketing