Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Unifesp recruta voluntários

Unifesp recruta voluntários

Publicada em : 30/11/2011

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abre inscrições para diversas áreas

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:

1 - PROGRAMA DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR EM OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

O Grupo de Estudos da Obesidade (GEO), do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp), recruta adolescentes obesos, com idade entre 15 e 19 anos e disponibilidade de horário no período da tarde, para participarem como voluntários do Programa de Intervenção Interdisciplinar em Obesidade.

Os candidatos terão gratuitamente todos os exames clínicos e físicos previstos na terapia, que terá duração de um ano, com início em janeiro de 2012 e término em dezembro de 2012. Os custos com transporte e alimentação são por conta do voluntário.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 5572-0177, das 9h às 16h, para agendar uma entrevista. As inscrições acontecem até o dia 15 de dezembro. O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp) está localizado à Rua Francisco de Castro, 93, Vila Clementino (próximo ao metrô Santa Cruz).

2 - MEDITAÇÃO E TDAH

O Departamento de Psicobiologia da Unifesp está recrutando pacientes com diagnóstico médico de Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) para participarem de uma Pesquisa com duração de dez semanas que visa investigar os efeitos da prática da meditação com atenção plena e de tratamento psicoterápico cognitivo-comportamental (TCC) sobre a atenção, o humor e a qualidade de vida.

Os voluntários podem ser de ambos os sexos, com idade entre 18 e 40 anos, ter pelo menos oito anos de escolaridade, não ter experiências anteriores com meditação ou TCC e devem estar com dosagem de Metilfenidato (Ritalina) estável há pelo menos um mês. Não podem participar do estudo portadores de doenças neurológicas ou psiquiátricas.

Os interessados devem entrar em contato com Viviane Freire Bueno pelo telefone (11) 8243-1467 ou pelo e-mail vivianefbueno@gmail.com.

3 - RESTRIÇÃO CRÔNICA DO SONO

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp) está recrutando voluntários para identificar as consequências da restrição crônica de sono.

A sociedade moderna tem levado as pessoas a mudarem seus hábitos de vida, dentre eles a quantidade de tempo dedicado ao sono, porém é preciso considerar que diferentes pessoas necessitam dormir mais ou menos tempo para bem desempenhar suas atividades. O débito crônico de sono pode causar transtornos como dificuldade de memória e concentração, irritação, cansaço e diminuição do rendimento no trabalho.

Estão disponíveis 30 vagas para homens com idade entre 25 e 35 anos, com escolaridade mínima de oito anos, com boa saúde, não dependentes de álcool e drogas, não obesos e que não trabalhem a noite ou em turno. Os voluntários serão divididos em três grupos, da seguinte forma:

Número de Voluntários Horas de sono por Noite
10 Menos de 6
10 Entre 7h e 8
10 Mais do que 9h

Os indivíduos selecionados precisam ter disponibilidade de comparecer ao CEPE para a realização dos procedimentos da pesquisa nos dias previamente agendados, alem de dormir no laboratório por 9 noites, para a realização de polissonografias, sendo 7 delas em dias seguidos. Ao acordar, os voluntários passarão por novas avaliações.

Os interessados podem entrar em contato com a pesquisadora Sandra Queiroz, pelo telefone (11) 5572-0177 ou pelo e-mail sqsandra@cepebr.org, colocando no assunto a palavra “VOLUNTÁRIO”. Serão reembolsadas duas passagens de transporte público por dia de atividade e, ao término da pesquisa, os participantes receberão uma cópia dos exames realizados e terão direito de freqüentar a academia do CEPE três vezes por semana, em horário comercial, durante três meses.

Os testes podem ocorrer em três endereços: Rua Marselhesa, nº 500, Rua Napoleão de Barros, nº 925 e Rua Francisco de Castro, nº 93, todos na Vila Clementino, próximos à Estação Santa Cruz do Metrô.

4 - TRATAMENTO CONTRA CANCER DE CABEÇA E PESCOÇO

A Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa sobre a combinação de raios laser e quimioterapia para tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Podem participar do estudo homens e mulheres com idade entre 21 e 70 anos, que tenham cânceres recorrentes de cabeça e pescoço resistentes ao tratamento por cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.

Os voluntários passarão por uma avaliação preliminar com os médicos responsáveis pela pesquisa e os candidatos selecionados farão exames pré-operatórios e serão internados no Hospital São Paulo para serem submetidos a uma sessão de quimioterapia e laser terapia sob anestesia geral no centro cirúrgico (tempo do procedimento: 1 hora).

O tratamento visa melhorar as condições locais do câncer e a qualidade de vida.
Os interessados podem entrar em contato nos telefones (11) 8752-4598 ou (11) 8729-7268, ou no endereço eletrônico mpaiva@unifesp.br, ou j.ribeiro@unifesp.br

5 - ENXAQUECA E DISTÚRBIOS DO SONO EM CRIANÇAS - GRUPO CONTROLE

O Setor de Investigação e Tratamento das Cefaléias, do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, está recrutando crianças de ambos os sexos com idade entre 6 e 12 anos sem queixas de enxaqueca, exceto as decorrentes de processos infecciosos agudos, como gripe, amigdalite e otite para analisar a relação entre enxaqueca e distúrbios de sono nas crianças.

O sono, tanto qualitativamente como quantitativamente, tem uma influência muito importante no controle das crises de enxaqueca. Os participantes serão avaliados através de exame de Polissonografia, que será feito no Instituto do Sono. As crianças terão que dormir uma noite no Instituto, juntamente com um responsável.

Os voluntários não podem apresentar problema neurológico ou psiquiátrico, como epilepsia, paralisia cerebral, retardo mental, depressão, transtorno de ansiedade ou outro diagnóstico psiquiátrico. Também não podem estar em uso de medicamentos com ação sobre o sistema nervoso central, como Ritalina, ou medicamentos para o controle de crises epilépticas, antidepressivos e calmantes.

O exame da Polissonografia não implica em nenhum ônus ao responsável e na eventualidade de o exame revelar alguma alteração, haverá acompanhamento e orientação clínica.

Os interessados deverão procurar o Ambulatório de Neurologia - (Cefaléia) Balcão 5 junto à Rua Napoleão de Barros, 771. O atendimento será realizado todas as quintas-feiras das 10h às 12h. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta feira, das 09h às 11h com Daniel Eugênio, no telefone (11) 5576-4139 ou pelo endereço eletrônico daniel.eugenio@unifesp.br

6 - CRISES DE ENXAQUECA EM ADULTOS

O Ambulatório de Cefaleias da Unifesp recruta voluntários, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 40 anos, que tenham enxaqueca, com crises ocorrendo de duas a 12 vezes por mês (até máximo de três vezes na semana) nos últimos três meses.

Os interessados, que não devem apresentar outros problemas de saúde, serão atendidos no ambulatório para participação de pesquisa sobre enxaqueca e funções auditivas. São oferecidas 30 vagas.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 5576-4778, das 8h30 às 12h, falar com Joni.

7 - TRATAMENTO DE AFTA RECORRENTE

O Ambulatório de Estomatologia do Departamento de Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço da Unifesp seleciona homens e mulheres, com idade acima de 18 anos, para participar de uma pesquisa sobre tratamento de afta recorrente.

Os interessados poderão entrar em contato para agendar consulta no telefone (11) 5084-9965, das 7h30 às 16h30, falar Emilly ou Cíntia, ou por e-mail estomatologia@unifesp.br.

8 - INSÔNIA E EXERCÍCIOS FÍSICOS

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) da Unifesp seleciona homens e mulheres, que tenham entre 30 e 55 anos e sofram de insônia, para participar de estudo com quatro meses de duração sobre o efeito do exercício físico no padrão de sono.

A insônia afeta um terço da população adulta e 10% dos pacientes relatam queixas crônicas, com prejuízos físicos, psicológicos e ocupacionais.

Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 5572-0177 (com Carolina ou Alexandre) ou pelo e-mail insonia.exercicio@gmail.com
9- ORIENTAÇÃO PARA PAIS DE JOVENS USUÁRIOS DE DROGAS
A Unidade de Dependência de Drogas da Unifesp oferece 70 vagas no Ambulatório de Orientação aos Pais de Jovens entre 12 e 25 anos que consumam álcool em excesso ou qualquer outro tipo de droga, mesmo que não sejam dependentes. O ambulatório oferece oito sessões semanais gratuitas às quintas feiras, em horário comercial.

A tendência, na maioria dos casos, é a negação do uso de drogas dos filhos e a demora para a procura de ajuda. O sentimento de culpa, em muitos casos, impossibilita a busca por ajuda. Isso torna a situação insustentável e com pior prognóstico.

Alguns atendimentos já realizados pelo grupo indicam que a recuperação dos jovens está diretamente ligada à rapidez com que os pais reconhecem o problema e procuram o tratamento para os filhos.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 5549-2500. O serviço está localizado na Unidade de Dependência de Drogas - Uded, na Rua Napoleão de Barros, 1038, próximo ao metrô Santa Cruz.

10 - MENOPAUSA E QUALIDADE DE SONO

O departamento de Psicobiologia, da Unifesp, recruta mulheres, com idade entre 50 e 66 anos, que estejam na menopausa há pelo menos um ano e que apresentem, ou não, insônia ou que meditem regularmente há pelo menos três anos.

Elas participarão de pesquisa clínica com tratamento não farmacológico, aplicando técnicas de relaxamento, com o objetivo de verificar, por meio de testes, a capacidade de memória e a qualidade do sono.

As interessadas não devem tomar medicamentos antidepressivos, indutores do sono, e nem fazer reposição hormonal.

Inscrições: (11) 2149-0162, das 8h às 17h.

11 - EXERCÍCIO E FIBROMIALGIA

A disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp está recrutando voluntárias para participarem de pesquisa sobre exercícios e fibromialgia.

Podem participar da pesquisa mulheres com diagnóstico de fibromialgia do com idade entre 18 e 60 anos de idade e que saibam nadar. Estão disponíveis 30 vagas para o estudo.

Os encontros acontecerão 3 vezes por semana, por um período de 12 semanas. As interessadas deverão entrar em contato com Giovana Fernandes pelo telefone (11) 8498-7581.

12 - TRATAMENTO DE INSÔNIA

O Departamento de Psicobiologia, da Unifesp, recrutas voluntários, com idade entre 20 e 64 anos, que tenham dificuldades em dormir, para estudo com o objetivo de tratar a insônia.

O voluntário realizará exames de sono, responderá a alguns questionários e fará exame laboratorial. O tempo de duração do estudo será de cerca de dois meses e, durante este período, ele deverá comparecer ao centro de pesquisa para quatro visitas.

Inscrições: (11) 5908-7094 / 7344 / 7121 (horário comercial)


13 - EFEITOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM HIPERTENSOS

O Departamento de Medicina Translacional, da Unifesp, está recrutando voluntários para pesquisa sobre os efeitos de suplementos alimentares (aminoácido) na pressão arterial pós-exercício em indivíduos hipertensos.

Podem se candidatar às vagas homens hipertensos, com idade entre 30 e 55 anos, não fumantes, que não façam uso de nenhum tipo de suplemento alimentar, sem problemas ortopédicos e que não pratiquem exercícios físicos (sedentários). Serão realizados exames de sangue e avaliação física gratuitamente. Há 10 vagas disponíveis.

Inscrições: (11) 5576-4983 - ramal 4, das 8h às 17h, ou pelo e-mail marcosanascimento@uol.com.br. 

Fonte:Unifesp