Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Condephaat abre estudo para re...

Condephaat abre estudo para registro de memória do Cine Belas Artes

Publicada em : 30/11/2011

Estudo de tombamento do prédio foi arquivado

Na reunião desta segunda-feira, dia 28 de novembro, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) deliberou pelo arquivamento do processo de tombamento do prédio do Cine Belas Artes e a abertura de um estudo para registro de memória do cinema, como bem imaterial. “O que tornou o Belas Artes importante para a cultura de São Paulo não foi o prédio, mas sua programação e suas contribuições para a história do cinema na cidade”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Para a presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira de Mello, o registro histórico é uma forma de proteger o patrimônio cultural do cinema. “A experiência do Belas Artes em São Paulo poderá ser registrada e servir de incentivo para novas ações na área de cinema.”

O estudo de tombamento do Cine Belas Artes foi aberto pelo Condephaat em outubro, quando foi criada uma comissão para definir o objeto a ser protegido. A comissão concluiu que o tombamento não era o instrumento adequado para preservar o que se pretendia: a atividade realizada no local. Também foi consenso que o prédio não tinha valor arquitetônico que justificasse o seu tombamento.

Após a deliberação sobre o Belas Artes, foi iniciado o estudo histórico do cinema que, quando concluído, será apresentado ao Condephaat.
 

Fonte:Secretaria de Estado da Cultura