Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Serviços

Serviços

Publicada em : 28/11/2011

Já é possível consultar resultados das provas teóricas e práticas, rastrear a entrega de documentos, entre outros, no portal www.detran.sp.gov.br

Com o objetivo de desburocratizar e modernizar o atendimento ao cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) amplia os serviços eletrônicos disponíveis no portal www.detran.sp.gov.br.

Agora, os condutores que solicitaram serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo portal – como a segunda via do documento, a Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a CNH Definitiva – poderão acompanhar a execução do pedido.

Por meio do campo “Serviços Eletrônicos”, o cidadão verifica a data da emissão do documento e o número do Aviso de Remessa (AR) emitido pelos Correios, dados que permitem rastrear a entrega do documento no site dos Correios: www.correios.com.br.

Para isso, quem solicitou a segunda via da CNH com entrega em domicílio deve informar a data de nascimento. Os condutores que optaram pelo recebimento da CNH Definitiva via Correios devem informar o número do registro da CNH.
Outra novidade é a possibilidade de conferência do resultado das provas teóricas e práticas, no caso de candidatos à primeira habilitação ou que fizeram curso de reciclagem e renovação da CNH, serviço disponível anteriormente por meio das autoescolas.

Beneficiando diretamente os proprietários de veículos usados ou zero quilômetro que sejam financiados ou alienados, a pesquisa online da situação do Gravame destaca as restrições que impedem a transferência de propriedade do veículo, durante a vigência do contrato, ou de carros que tenham sido dados como garantia de dívidas, por exemplo.

Aos novos serviços eletrônicos juntam-se as opções já disponíveis no portal desde o mês de julho, como consulta de pontos na carteira de habilitação, solicitação de segunda via de CNH e da CNH Definitiva, acompanhamento do processo de primeira habilitação, pesquisa de situação cadastral para emissão da segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e emissão da PID, entre outros.

Para acessar os serviços eletrônicos é imprescindível que os usuários se cadastrem no portal do Detran.SP.
Informando CPF (se for pessoa física) ou CNPJ (se for pessoa jurídica) e Renavam do veículo, o condutor cria login e senha que garantem a segurança no acesso dos dados. Uma ficha eletrônica com nome, RG, data de nascimento, endereço completo (com CEP) e e-mail, para atualização de cadastro, também é solicitada ao cidadão.

Fonte:Assessoria de Comunicação Detran.SP