Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Escolas estaduais de SP

Escolas estaduais de SP

Publicada em : 19/05/2017

Campanha mundial oferece cardápio sem carne às segundas

Divulgação
Às segundas-feiras, o cardápio está diferente nas escolas estaduais de São Paulo. Em unidades da capital, participantes do projeto piloto Cozinheiros da Educação, estudantes podem agora optar por pratos vegetarianos. Arroz com lentilha e ovo e feijoada vegetariana são duas das sugestões elaboradas sem adição de proteínas de origem animal. A novidade coloca a rede paulista ao lado de personalidades como o ex-Beatle Paul McCartney, defensor da campanha internacional "Segunda sem Carne".
         Para a substituição, a equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar se uniu à Sociedade Vegetariana Brasileira no movimento "Pelas pessoas, pela sociedade, pelos animais e pelo planeta". No lugar da carne, são servidos alimentos de origem vegetal: grão-de-bico, ervilhas, cogumelos, soja e sementes. Todas as receitas mantêm os nutrientes necessários diários para crianças e jovens.
Semana de Alimentação Escolar
         Além de incluir no cardápio, a Secretaria também está orientando as escolas e os próprios estudantes sobre os benefícios dos pratos alternativos. Tanto, que neste ano, o tema escolhido para a Semana de Alimentação Escolar é o consumo consciente de proteínas de origem animal e vegetarianismo. Até esta sexta-feira (19), as unidades foram orientadas a organizar atividades dentro e fora de sala de aula sobre o assunto.
Palestras sobre os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes, impacto ambiental decorrente da criação de animais para o consumo humano e a diminuição da emissão de gases do efeito estufa foram incluídas na programação, de acordo com o ciclo de ensino e região.

Fonte:Secretaria da Educação do Estado de São Paulo