Notícias

Home/ Notícias Online/ Notícias/ Festival da Cultura Árabe-Áfri...

Festival da Cultura Árabe-África

Publicada em : 14/03/2017

VIII Festival Sul-Americano terá oficina de gastronomia vegana árabe

Acontecerá, no dia 25 de março, a partir das 16 horas, oficina de gastronomia vegana árabe e de memória oral, na BibliASPA – biblioteca/centro de pesquisa e cultura que impulsiona a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos, e atende centenas de refugiados. A atração faz parte da programação do VIII Festival Sul-Americano da Cultura Árabe-África (SACA), que será realizado de 18 a 31 de março em diversos pontos da capital paulista e em mais de 20 cidades do estado de São Paulo e do exterior, como Buenos Aires (ARG).

Anualmente, o evento promove manifestações culturais árabes, africanas e sul-americanas e fortalece o vínculo entre os países desses três eixos culturais, com base no respeito à diversidade e nos laços históricos e sociais, além de incentivar a paz, por meio da aproximação dos povos. A ação é organizada pela BibliASPA.

A oficina de gastronomia vegana e de memória oral será ministrada pela profissional Vanessa Myko, que ensinará receitas de diversos pratos árabes, cujos ingredientes não possuem origem animal. O principal deles será o Makluba, preparado na versão de Sandra Guimarães, autora do blog Papacapim. O público também poderá conferir o preparo do hommus e mutabal, dois pratos simples da culinária árabe, que poderão ser degustados pelos participantes ao longo da atividade.

O arqueólogo sírio e professor de língua árabe da BibliASPA, Ahmad Serieh, que mora há seis anos no Brasil, também estará presente para ensinar como fazer o Falafel - grande componente da gastronomia árabe feito à base de grão-de-bico - e para contar um pouco sobre a culinária do Levante. De acordo com Vanessa Myko, a ideia da oficina, além de aproximar uma parte da cultura de países árabes do público do evento, é "amenizar um pouco da saudade que nós sentimos de nossos amigos que estão longe, das pessoas que nos ensinaram essas receitas ou do dia em que comemos juntos pela última vez esses pratos", explica.

Além do grande público, tanto a oficina de gastronomia quanto as demais atrações do festival terão a forte presença de refugiados, provenientes de países que estão em guerra ou outras situações de vulnerabilidade, como Síria, Iraque, Nigéria, Senegal, Marrocos, Colômbia, Haiti, entre outros. Eles são os convidados principais e serão os maiores disseminadores das culturas de suas nações durante o evento.

A programação do SACA 2017 engloba uma extensa variedade de atividades, que atenderão ao interesse de pessoas com perfis e idades distintas. Espera-se receber, no festival, acadêmicos, pesquisadores, artistas, profissionais da área de comunicação e a sociedade civil como um todo. Dentre as dezenas de atrações que acontecerão, destaca-se o Seminário Internacional sobre Migrações, Deslocamentos e Refúgios; uma excelente grade de palestras com renomados especialistas; oficinas de artesanato, gastronomia e dança; mostra de filmes; contação de histórias infantis; saraus e muito mais.

A abertura solene do festival ocorrerá no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), no dia 18 de março (sábado), às 18 horas, com a participação de diversas autoridades públicas nacionais e internacionais, e contará com apresentação de música, declamação de poemas, performance, dança e exposição de quadros.

“Ressalto a importância de um festival dessa magnitude, não apenas para São Paulo, como para todo o Brasil, e sua significante contribuição cultural, dada a necessidade de pensar o amplo tema ‘migrações, deslocamentos e refúgios’, já que ele é uma realidade, no País, neste momento”, reforça a coordenadora de comunicação da BibliASPA, Semíramis Nahes.

Mais informações em: https://bibliaspa.org/festival-saca/ ou na página do festival no Facebook: https://www.facebook.com/events/587899908082574/?active_tab=discussion.


Serviço
Feira de Gastronomia Árabe Vegana - VIII Festival Sul-Americano da Cultura Árabe-África

Data: 25 de março
Horário: 16 horas
Local: BibliASPA
Endereço: R. Baronesa de Itu, 639 - Santa Cecilia, São Paulo (SP)
Entrada: Gratuita

Divulgação

Fonte:BibliASPA