Imóveis

Home/ Notícias Online/ Imóveis/ Cinco dicas rápidas para compr...

Cinco dicas rápidas para comprar seu imóvel com segurança

Publicada em : 02/04/2014

Especialista aponta principais cuidados na hora de fechar um negócio

Divulgação
A compra de um imóvel, muitas vezes, é a realização de um sonho. Seja para jovens recém-casados ou para a família que pretende fazer uma mudança. E para fazer este sonho virar realidade é necessário, antes de qualquer assinatura, ter cautela e checar diversas informações, para que o processo de compra e venda seja seguro.

Depois de pesquisar e encontrar o imóvel ideal é hora de checar algumas informações importantes sobre a situação do imóvel. Para esclarecer as principais avaliações que devem ser feitas, a Qualiti Imóveis, consultoria com mais de 18 anos de atuação, separou algumas dicas:

1) Consulte especialistas:
Se o imóvel não está sendo vendido com intermediação de uma consultoria imobiliária, avalie a necessidade de contar com uma ajuda especializada. Profissionais do mercado imobiliário podem auxiliar na consulta de documentos e nos trâmites contratuais.

2) Pesquise a documentação:
Com o imóvel em vista, é hora de checar documentos, como:
- Matrícula do imóvel;
- Débitos do IPTU;
- Débitos de Condomínio;
- Certidões pessoais dos vendedores, mesmo sendo pessoa física ou jurídica.

Para o diretor da Qualiti Imóveis, Fabiano Neaime, ter atenção com a documentação é fundamental para evitar dor de cabeça do futuro. “Quando não há este tipo de conferência, o imóvel pode ter uma penhora, estar em inventário ou mesmo em leilão. O comprador corre o risco de pagar por um imóvel e perdê-lo no futuro. Por isso, é essencial levantar as informações sobre o imóvel”, afirma.

Além dos documentos, é recomendado também checar o cartório de registro de imóveis, assim como fóruns estaduais e federais, que podem oferecer mais informações ainda. “Essa consulta pode levar cerca de até 15 dias, quando há o auxílio de uma consultoria imobiliária, a taxa do lixo também é checada”, explica Neaime.

3) Tenha um bom relacionamento:
Tenha um bom contato com os vendedores ou imobiliárias. Eles são os responsáveis pela entrega de toda a documentação e devem assegurar que a casa ou apartamento estejam sem pendências. Manter um bom relacionamento entre todas as partes facilita para que qualquer dificuldade ou problema seja solucionado de forma correta.

4) Prepare seus documentos
Checar as informações sobre o imóvel em vista é essencial, mas estar em dia com as próprias documentações também é importante para não comprometer o andamento da transação. Por isso, é válido estar com o financiamento aprovado ou possuir recursos próprios á disposição para a hora da compra e, se for utilizar o FGTS, ter ciência das normas.

5) Atenção na hora de assinar o contrato:
Quando o processo já estiver quase chegando ao fim, não deixe de ler folha por folha do contrato, por maior que seja, é importante estar ciente de todos os deveres que constam no documento. É importante lembrar que o famoso “contrato de boca” não é nada recomendável. Procurar uma consultoria imobiliária para ajudar na hora de tirar as dúvidas e, assim, fechar o negócio dos sonhos!

Fonte:Agência Contatto