Imóveis

Home/ Notícias Online/ Imóveis/ Sonho realizado

Sonho realizado

Publicada em : 27/05/2013

Comprador deve vistoriar imóvel e conferir itens técnicos e financeiros antes de aceitar a chaves



Receber as chaves de um imóvel próprio é, sem dúvida, uma grande realização. No entanto, especialistas alertam que esse é o momento de conferir cada item do contrato.

Segundo a advogada especializada no ramo imobiliário, Rosiane Dias, a primeira etapa é a vistoria do imóvel, ou seja, conferir item a item o que está sendo entregue. Em seguida, deve-se checar as cláusulas financeira, como acordado no contrato.  “O cliente só deve aceitar as chaves se o contrato está sendo cumprido, não só os itens financeiros, como as questões técnicas do imóvel”, orienta.

O empresário Rogério Guimarães, de 44 anos, já teve problemas no momento da entrega das chaves. Há alguns anos, ao adquirir duas salas comerciais de uma construtora paulistana, ele se viu obrigado a alienar os imóveis ou quitá-los para ter as chaves em mãos. “Muitas construtoras dificultam a negociação. Eu já tinha pago a maior parte do valor e tive esse entrave. Por isso, hoje só compro imóveis de construtoras que eu confio”, relata.

O vice-presidente da Aconvap (Associação de Construtoras do Vale do Paraíba) e diretor da Costa Norte, José Renato Fedato, reforça que o relacionamento com o cliente é uma etapa fundamental na concretização da venda do imóvel. Na empresa que ele comanda, os compradores tem contato direto com a diretoria, o que facilita qualquer negociação. “Nós prezamos pela relação cliente-construtora. Um cliente satisfeito é a melhor propaganda para a empresa. Temos que respeitar suas necessidades e facilitar a negociação. Na Costa Norte, isso faz parte de todas as etapas de um empreendimento. Damos atenção aos mínimos detalhes, desde a construção, o acabamento do imóvel, a entrega do imóvel no prazo, até a etapa do financiamento que é feito pela própria construtora”, comenta.

BOULEVARD – Em fase de conclusão da entrega das chaves, o Boulevard Park Aquarius tem recebido os futuros moradores para vistoria, como o militar de reserva e analista de sistemas, Alberto Fernando Barddal Drummond (foto), sempre acompanhada pelo engenheiro civil e coordenador de obras, Hugo Araújo, que faz questão de apontar as especificidades de cada cômodo. “É importante os moradores saberem de todas as instalações para quando efetuarem a mudança”, resume.

DICAS - Antes de comprar um imóvel, o consumidor dever tomar algumas precauções como pesquisar a idoneidade da construtora e certificar-se da qualidade dos materiais e equipamentos que serão utilizados na obra. Outra orientação, dada pela advogada especializada no ramo imobiliário, Rosiane Dias, é verificar, junto à Prefeitura, se existem projetos de desapropriação para o terreno onde está localizado o imóvel, bem como, no Cartório de Registro de Imóveis, checar a existência da incorporação imobiliária.

Segundo ela, é importante também formalizar a proposta efetuada pelo corretor – preço, forma de pagamento, reajuste, dentre outros – e também guardar tudo o que foi divulgado pela empresa (folders e anúncios) em caso de uma eventual propaganda enganosa ou uma promessa não cumprida. O contrato também deve ser lido com atenção, todas as folhas em branco devem ser riscadas e as demais páginas rubricadas. “O consumidor não deve hesitar em consultar um especialista para certificar-se de que tudo está dentro da lei”, conclui.

Fonte:Fernanda Goulart - Agência de Imprensa