Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Financiamento de cursos de gra...

Financiamento de cursos de graduação

Publicada em : 20/12/2013

Muitos alunos que querem estudar em instituições particulares, mas não têm condições financeiras, acabam optando pelo financiamento e só começam a pagar após a conclusão do curso

Divulgação
Cursar uma faculdade, infelizmente, ainda é um sonho difícil de ser realizado por grande parte dos brasileiros devido ao custo dos cursos superiores. Porém, o financiamento estudantil acaba sendo uma ótima alternativa para facilitar o ingresso em uma universidade. Atualmente, além do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do Governo Federal, alguns bancos privados também já oferecem este tipo de linha de crédito.

De acordo com Cleomar Lopes de Carvalho, responsável pelos financiamentos da ESIC Business e Marketing School de Curitiba, o FIES é uma excelente opção aos alunos. “A taxa de juros é de 3,4% ao ano. Durante o período de duração do curso e no período de carência, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento”. Cleomar ainda destaca que o processo não é tão burocrático, é simples e sem complicação.

O FIES financia de 50% a 100% do valor do curso e o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Inscrição

Para se inscrever no programa do governo federal é necessário acessar o Sistema Informatizado do FIES e informar os dados solicitados. O segundo passo é a validação das informações que é realizada na própria instituição de ensino por uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Posteriormente, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para contratar o financiamento.

A contratação do financiamento exige a apresentação de fiador. Alunos bolsistas parciais do ProUni ou que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) ficam dispensados da exigência do fiador.

O que é o FGEDUC ?

O Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) é uma opção para os estudantes que desejam financiar cursos superiores não gratuitos e tenham dificuldade em apresentar fiador. Podem recorrer a este Fundo: estudantes do curso de licenciatura, estudantes com renda familiar mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio, bolsista parcial do ProUni que opte por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa.

Para participar do FGEDUC, o aluno deverá, no momento da inscrição, optar por essa modalidade, verificando se a instituição na qual pretende ingressar aderiu à iniciativa, já que a adesão das instituições participantes do FIES ao Fundo é voluntária. A ESIC também é cadastrada neste Fundo Garantidor.

No site www.sisfiesportal.mec.gov.br é possível acessar mais informações sobre o FIES e, inclusive, fazer simulações de financiamento.

Além do FIES, a ESIC também financia os cursos de graduação através do Bradesco

Fonte:Única Comunicação e Eventos