Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Universidades Federais são as ...

Universidades Federais são as preferidas

Publicada em : 05/11/2013

A procura pelas Federais está associado ao SISU – Sistema Único de Seleção –, que utiliza a nota do ENEM na seleção para essas universidades


            A cada ano cresce a procura pelas Universidades Federais. Essa é uma tendência observada no Colégio Santo Américo, pois muitos alunos buscam essas instituições e as colocam entre as melhores alternativas.

            Miguel Augusto de Toledo, coordenador pedagógico do Ensino Médio do colégio, destaca que o aumento na procura pelas Federais está associado ao SISU – Sistema Único de Seleção –, que utiliza a nota do ENEM na seleção para essas universidades. “As mais procuradas são Unifesp e Ufscar em São Paulo e a UFRJ no Rio de Janeiro”, afirma.

            Arruda explica que fazendo a inscrição pelo SISU, o aluno pode se candidatar a todas as universidades do país (federais ou não) que aderiram a esse sistema. “Isso facilita o procedimento do aluno, que não precisa prestar tantos vestibulares e nem se deslocar de uma cidade para outra. Eles procuram as mais próximas da capital e as dos estados vizinhos”, explica.

            O coordenador destaca que menos de 50% dos alunos do Santo Américo fazem ENEM, e a maioria também não quer estudar longe de São Paulo. Assim são poucos, mas crescente o número de alunos que participa do SISU. “A maioria dos alunos opta pela USP (vestibular Fuvest), ESPM, FGV, Insper e Mackenzie, que não utilizam o ENEM”, ressalta.

            Arruda salienta que para alcançar um bom desempenho no vestibular das Federais é preciso estudar com dedicação, assim como para qualquer outro vestibular. “Em geral, elas oferecem um alto nível de qualidade de ensino, com professores concursados e com titulação de mestres e doutores. Vale a pena o esforço”, pontua.

Fonte:Accesso