Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Movimento Browniano

Movimento Browniano

Publicada em : 14/10/2013

Instalação do Catavento ajuda estudantes a entenderem questão recorrente em vestibulares


Instalação Movimento das Moléculas, uma réplica do experimento que evidenciou pela primeira vez a existência dos átomos, pode ser visitada no Painel do Átomo, no Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

A instalação faz parte de um roteiro que tem por objetivo levar os visitantes ao seguinte questionamento: O mundo é feito de quê? São discutidas as primeiras teorias históricas da formação do mundo (4 Elementos, átomo de Demócrito e Alquimia), até chegar à mais recente, a teoria atômica, demonstrada, em 1905, quando Einstein chegou à primeira evidência definitiva da existência de átomos, por meio do movimento Browniano.

O Movimento Browniano, no caso, um zig-zag caótico, é o movimento de uma partícula macroscópica (como poeira ou pólen), causado pelos choques das moléculas a volta da partícula (no ar, na água etc.). Para exemplificar, podemos compará-lo ao movimento de partículas de poeira, que podem ser vistas em uma espécie de dança desordenada, em uma fresta de luz que penetre um quarto escuro.

O experimento exposto no Catavento demonstra, de forma bem didática o fenômeno, e pode ser de grande valia para estudantes do Ensino Médio e pré-vestibulandos.

Durante a visita, monitores fazem um jogo da memória com os visitantes, utilizando peças com elementos químicos e onde estes são encontrados.

Serviço
Catavento Cultural e Educacional
Onde: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Telefone: 11 3315-0051 – atendimento das 11h às 17h
Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita aos sábados para todo o público
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Público-alvo: alunos do Ensino Médio

Fonte:HT Assessoria de Comunicação