Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Dicas para o Enem 2013

Dicas para o Enem 2013

Publicada em : 14/10/2013

Professora Margarida Gallardo, da escola Santa Marina, dá algumas dicas para que estudantes se preparem para a prova


O mês de outubro chegou e, com ele, chegam os cartões do ENEM, que acontecerá nos próximos dias 26 e 27. E chegam também as preocupações, o nervosismo, a insegurança.

Cada vez mais instituições de ensino superior adotam o ENEM como parte integrante ou total de seus processos seletivos, como universidades públicas, SiSU e ProuniI. Por isso, a preparação para o exame é muito importante.

Então, para que você se prepare, vão abaixo algumas dicas da professora Margarida Gallardo:

A prova apresenta a tendência de abordar temas atuais para avaliar questões sociais, e espera que o candidato tenha consciência dos problemas do país e do mundo.

·        O bom preparo se dá com constantes leituras e pesquisas na mídia sobre atualidades.

·        Leia, pesquise, assista a filmes de fundo histórico, separe o que é relevante, não se prenda a especulações, verifique as implicações sociais, ambientais, históricas ou científicas dos fatos.

·        Dê atenção à leitura de gráficos e tabelas, que são frequentemente utilizados em todos os eixos da prova.

·        Quanto mais atualizado o aluno estiver, melhores serão suas condições de argumentar bem na redação, a qual tem um peso bastante alto na prova.

Ø  A redação é fundamental para o bom resultado do aluno no Enem. É importante conhecer bem os critérios de correção.

·        Leia o Guia do Participante Enem 2013, com as novas regras para a redação do exame, que está disponível no site do Inep.

·        Produza, pelo menos, uma redação por semana.

·        Faça uma leitura direcionada do texto base fornecido, verificando o encaminhamento da banca, isto é, identifique a partir da coletânea o que ela espera do seu texto.

Ø  A grande presença de textos, em todos os eixos (exatas, humanas, biológicas), muitas vezes cria problemas aos candidatos, pela falta de tempo.

·        Lembre-se, primeiro, de ler o enunciado e as opções antes de ler o texto todo. Dessa forma, economiza tempo, já que faz uma primeira leitura já procurando a resposta.

·        A grande importância do enunciado é a definição da situação-problema a ser resolvida.

Ø  Resolva provas anteriores, principalmente a partir de 2009, quando o teste adotou o modelo atual.

·        Leia as resoluções comentadas dessas provas e se informe sobre os assuntos mais cobrados (por exemplo, na área de humanas, temas relacionados à cultura brasileira).

·        Treine o tempo de resolução das questões. O indicado é, em média, 3 minutos para cada uma das questões.

Ø  Nos dias das provas, lembre-se do seguinte:

·        Horário: começa às 13h (procure chegar ao meio-dia e verifique, antes, o caminho até o local, os meios de transporte disponíveis).

·        Tempo de prova: quatro horas e 30 minutos no primeiro dia e cinco horas e 30 minutos no segundo. Administre o seu tempo para fazer uma prova aproveitando da melhor maneira o tempo disponível.

·        Leve um documento de identificação original, com foto (RG, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) etc.) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (leve mais de uma).

·        Faça uma refeição leve, evite alimentos muito gordurosos, leve frutas, água e chocolate para consumir durante as provas.

Site: http://www.santamarina.edu.br/

Fonte:SUPRIR Comunicação Interativa