Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Arte e educação

Arte e educação

Publicada em : 03/10/2013

Serviço gratuito é realizado pelo grupo de educadores aos sábados e domingos



Fazer o visitante apreciar, refletir, descobrir sensações, encontrar sentido para a subjetividade e imergir no universo do artista são algumas das propostas do serviço educativo do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP). Com uma programação voltada, principalmente, para escolas e grupos agendados, o serviço está disponível durante todo o período da exposição. Mas aos sábados e domingos, sempre às 14h30 e às 16h, o público que visitar a mostra ‘Analogias’ contará ainda com atividades temáticas.

De forma lúdica e interativa, os educadores usam inúmeros recursos para facilitar a apreciação da arte pelos visitantes. São feitas oficinas de desenho, música ou discussões sobre os detalhes das obras, período em que foi criada, entre outras. Tudo para aproximar a arte do público que visita o MAB.

Na primeira visita temática, por exemplo, os educadores propõem ao visitante refletir sobre algumas obras a partir de atividades como jogos lúdicos. O participante é instigado a ter uma percepção construtiva por meio do olhar, de forma a instigar sua curiosidade.

Já na visita “O que há entre a imagem e o som?”, os educadores convidam o público a criar uma composição sonora a partir das obras. Na atividade, as obras serão analisadas, relacionadas e transferidas para o universo do som, permitindo ao visitante descobrir de que forma cada linguagem soluciona questões específicas como composição, textura, espaço, ritmo e cor.

Analogias
Em cartaz até 13/10, a mostra conta com 52 obras do acervo do MAB-FAAP, entre pinturas, desenhos, esculturas e objetos. Essas obras foram intencionalmente colocadas num contexto que as relaciona por algum aspecto, seja pela forma, cor ou contexto, dando a oportunidade de criar diálogos formais ou simbólicos entre elas.

Estão em cartaz obras de arte de artistas como Di Cavalcanti, Mario Cravo Neto, Marina Ayra, Sandra Cinto, Arcangelo Ianelli, entre outros. As visitas educativas são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone (11) 3662-7200. A exposição “Analogias” está em cartaz de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Visitas temáticas MAB-FAAP
Dias:               sábados e domingos
Horário:         14h30 - Percepção através do olhar

                        16h00 - O que há entre a imagem e o som?
Agendamento: museu.educativo@faap.br ou (11) 3662-7200

Exposição “Analogias”
Período:         Até 13/10/2013
Horário:         terça a sexta-feira, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado
Endereço:      Rua Alagoas, 903 – Prédio 1 – Higienópolis
Informações: (11) 3662.7198
Entrada franca

Fonte:FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO