Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Brincadeira em todo canto

Brincadeira em todo canto

Publicada em : 19/09/2013

Dirigida aos educadores, a obra enfatiza a importância de estimular as brincadeiras e a criatividade infantil num ambiente coletivo



A editora Peirópolis e a Mattel do Brasil lançam, este mês, o livro Brincadeira em todo canto – Reflexões e Propostas para uma Educação Lúdica, escrito pela educadora infantil Daniela Girotto, da Escola Viva. Como o próprio nome revela, a obra traz uma importante discussão sobre os espaços do brincar e o papel do brinquedo, incluindo aqueles que ganham status de brinquedo na invencionice infantil, como gravetos, pedrinhas, tocos de madeira e tampinhas de garrafa, entre outros. As questões levantadas no livro foram coletadas, em sua maioria, durante a capacitação do projeto Plataforma do Brincar, programa de responsabilidade social da Mattel do Brasil. A idealização é da Lynx Consultoria.

Dirigida aos educadores, a obra enfatiza a importância de estimular as brincadeiras e a criatividade infantil num ambiente coletivo, destacando os seus benefícios ao processo de crescimento e aprendizagem. O livro faz ainda um convite aos profissionais dessa área para vivenciarem a experiência do brincar, para que integrados de fato à brincadeira, se arrisquem, experimentem e proponham novos desdobramentos à proposta inicial. “O cerne de tudo está na relação. Se o educador é sensível às manifestações do brincar e sente o gosto e o prazer da brincadeira, ele dedica tempo e atenção a esses momentos e a brincadeira de verdade acontece. E a criança verá nele uma referência, um parceiro valioso para desenvolver todo o seu potencial, seja ele cognitivo, criativo, emocional, social e físico”, analisa a educadora Daniela Girotto.

“Estamos muito felizes por conseguir direcionar os investimentos sociais da companhia para um projeto que tem como objetivo principal aprimorar a qualidade do brincar das crianças. Ao longo do ano passado, com o programa Rede do Brincar, tivemos mais de 15 mil crianças impactadas e capacitamos mais de 60 profissionais da educação. Com o lançamento desse livro, iremos potencializar a iniciativa de forma ainda mais intensa no País”, afirma Ricardo Ibarra, presidente da Mattel do Brasil.

O livro faz uma breve correlação entre as fases de desenvolvimento, os tipos de brinquedos e brincadeiras e o papel do educador em três diferentes faixas etárias: 0-2; 3 a 4 e 5 a 6 anos ou mais.  Também propõe o resgate cultural de velhas brincadeiras, como o jogo da amarelinha, a queimada, a batata-quente, as cantigas de roda e a pipa. “A oportunidade de viver diferentes experiências é muito importante para ampliar o repertório lúdico e manter vivas as manifestações culturais de um tempo e de uma sociedade. A brincadeira insere o indivíduo em um grupo, dá noção de pertencimento. Através das narrativas individuais, dos conflitos e diálogos que se estabelecem durante a brincadeira, a criança troca experiências, constrói sua identidade, aprende e torna-se protagonista de sua história”, destaca Girotto.

É ainda parte integrante da obra o CD Uma trilha para sua história, proposta lúdica do músico e educador Gustavo Kurlat para o brincar musical. A única música cantada é interpretada por Zeca Baleiro. As faixas instrumentais remetem a diferentes climas, como mistério, suspense, aventura e humor, servindo de estímulo à imaginação e um convite a criação de cenas teatrais e ao desenvolvimento de jogos e dinâmicas. CD e livro se completam no desafio de aprender a brincar para que seja possível aprender brincando.

FICHA TÉCNICA:
Título: Brincadeira em todo canto
Autora: Daniela Girotto
Formato: x cm
Nº de páginas: 80
ISBN: 978-85-7596-297-8
Preço: R$ 38,00

Fonte:In Press Porter Novelli