Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Congresso Saber 2013

Congresso Saber 2013

Publicada em : 12/09/2013

A palestra do professor de história do Colégio Joana D’Arc, Rodrigo Abrantes visa debater o motivo pelo qual a tecnologia vem sendo incorporada nas salas de aula


“Aprender e ensinar com felicidade: o saber em busca do bem-estar”. O Congresso e Feira de Educação Saber 2013 chega a sua XVII edição. O evento ocorre em São Paulo, Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), de 19 a 21 de setembro. Neste ano, o tema foi escolhido sob a perspectiva de que os educadores precisam aprender a driblar a negatividade de um dia corrido e empenhar toda sua energia dentro das salas de aula. Diversos palestrantes participarão - internacionais e nacionais; dentre eles está o professor de história do Colégio Joana D’Arc, Rodrigo Abrantes.

Tecnologia integrada aos meios didáticos. Este é um dos principais projetos do professor, que atualmente é coordenador de Tecnologia da Educação do Colégio. Sua palestra visa debater o motivo pelo qual a tecnologia vem sendo incorporada nas salas de aula, e como as pessoa se comportam frente aos instrumentos oferecidos por esse novo meio – acesso a informação, construções de novos relacionamentos, cyberbullying, etc.

Quando pela primeira vez planejado um sistema educacional, os professores foram postos em um palanque como sendo a maior fonte de conhecimento. Hoje, com as inovações tecnológicas, a figura desse educador começa a ser infelizmente desvalorizada frente à ideia de que as informações podem ser transmitidas de todos para todos. No entanto, o acesso a todo esse material por meio das redes, não resulta obrigatoriamente em uso didático. E mesmo quando utilizado com esse fim, não significa real aprendizagem e entendimento do conteúdo.

A participação do professor Rodrigo Abrantes exemplifica o objetivo do Saber 2013. A ideia principal de sua palestra é que se deve reensinar esses profissionais, de modo a utilizarem corretamente à internet como nova ferramenta educacional. Sincronizar os novos métodos disciplinares com os tradicionais. Mostrar que a escola e o convívio com demais indivíduos nas salas de aula continuam sendo a melhor opção; já que nesse ambiente são proporcionados, além das informações, a interação social e construção moral do cidadão, algo que os meios midiáticos não podem oferecer.

Edmodo, um “Facebook” educacional

O Edmodo é uma rede social recente no país e ainda pouco utilizada nas instituições de ensino. O Colégio Joana D’Arc é um dos poucos que já faz uso desse aparato. Ao contrário das mídias mais populares, como Facebook e Twitter, o acesso ao Edmodo é restrito; reservado apenas a professores, alunos e pais.

A rede pode ser gratuita ou não, dependendo da instituição que irá desenvolvê-la e dos recursos dispostos a investir. Para iniciar o trabalho é fácil: os professores se inscrevem, criam diferentes diretórios de acordo com sua programação didática e ‘adicionam’ seus alunos aos respectivos cursos. A partir daí é possível compartilhar diversos tipos de matérias; textos, imagens e vídeos.

Todo compartilhamento deve ter, no entanto, fim didático. Para direcionar ao uso correto deste novo meio virtual os professores podem intervir em comentários e publicações dos alunos a qualquer instante, os excluindo se necessário. Para os pais o Edmodo facilita sua participação e vistoria na vida estudantil dos filhos.

No Colégio Joana D’Arc, professores da 5ª a 9ª série já foram orientados a utilizar o programa. A partir deste ano fica estabelecida a obrigatoriedade em inseri-lo nas salas de aula. O professor de história Rodrigo Abrantes foi um dos primeiros a introduzi-lo em sua programação. “Fiquei empolgado com a possibilidade de intercâmbio de ideias e compartilhamento de conteúdos e experiências em um ambiente virtual especificamente escolar”, diz ele. “Em uma aula de atualidades, por exemplo, os livros didáticos ficam defasados rapidamente. Com a ajuda da internet, fica mais fácil compartilhar material complementar com os alunos.”

Congresso Saber 2013: http://www.congressosaber.com.br/index.php?acao=1

Palestra professor Rodrigo Abrantes: http://www.congressosaber.com.br/index.php?acao=80&codigo=707

Fonte:Plugcom Comunição Integrada