Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Obesidade infantil em debate

Obesidade infantil em debate

Publicada em : 10/09/2013

Uma a cada três crianças no Brasil está acima do peso, segundo o IBGE



As estatísticas apontam que a obesidade infantil é a que mais cresce no Brasil.  As população considerada obesa no Brasil já representa 15%, enquanto que nos Estado Unidos ela representa 25%. Esses dados mostram o cenário resultante das mudanças nos hábitos alimentares, como o consumo de produtos industrializados e hipercalóricos e o sedentarismo causado pela falta da prática de exercícios físicos diários.

O documentário Muito Além do Peso, dirigido por Estela Renner retrata o cenário da obesidade infantil no Brasil, investigando os fatores que contribuem para o aumento de crianças obesas. Sua pesquisa foi realizada em diversos lugares do país, desde as grandes metrópoles até as aldeias indígenas, constatando que mais de um terço das crianças brasileiras (33,5%) tem sobrepeso e obesidade.

Levar esse debate para sala de aula é proposta das 40 sessões do filme que  vão ocorrer em 20 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do estado de São Paulo promovido pelo projeto Rede Brazucah nas Escolas, que oferece até o final do ano sessões de filmes gratuitos e capacitação audiovisual para alunos e professores.

O objetivo do projeto é contribuir com a difusão das produções audiovisuais brasileiras e criar espaços de debates dentro da temática de cada filme. Ao longo do ano serão realizadas 240 sessões para um público estimado de 24 mil pessoas.

Rede Brazucah nas Escolas é patrocinado pela Comgás, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura via ProaC (Programa de Ação Cultural). Também conta com apoio do Centro Paula Souza, Mnemocine, Casa Redonda e Associação Cultural Simbora. As datas das sessões estão disponíveis no site http://www.redebrazucah.com.br/redebrazucahnasescolas/muito-alem-do-peso-nas-etecs/.

Fonte:Brazucah Produções