Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Maratona Universitária da Efic...

Maratona Universitária da Eficiência Energética

Publicada em : 14/08/2013

Evento acontece no kartódromo de Interlagos, com cerca de 500 alunos de 31 universidades de sete Estados



No século em que as pessoas e empresas estão cada vez mais engajadas na melhoria do meio ambiente através de diversas ações, como economia de combustível, os estudantes estão dando grande colaboração com estudos e experiências através da Maratona Universitária da Eficiência Energética, que está completando 10 anos.

O evento deste ano será realizado de 26 a 30 de agosto, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), como parte da programação da Le Mans 6H de São Paulo, edição brasileira do Campeonato Mundial de Endurance (WEC - FIA).

"A melhor coisa que poderia ter acontecido foi o Emerson Fittipaldi ter entendido bem o nosso propósito e ter colocado nosso evento junto com a prova que ele está realizando e produzindo ao lado da Playcorp. A mentalidade profissional do Endurance está bem alinhada com a filosofia de rendimento e eficiência que adotamos a mais de 10 anos", comenta Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.

"É incrível o número de idéias que surgiram nestes nove anos e o grau de eficiência energética que estes estudantes têm atingido. Para se ter uma ideia, com motor movido a etanol já percorreram até 736,395 km com um litro de combustível", exemplifica Andriolo, citando a marca obtida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em 2011. No mesmo ano a Universidade da Região de Joinville (Univille) bateu o recorde de 594,394 km/litro de gasolina. A melhor marca com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

Cerca de 500 alunos e professores estarão no Kartódromo de Interlagos compondo as 31 universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA), desenvolvendo e competindo com 59 protótipos divididos nas categorias Gasolina, Etanol e Elétrico. Cada equipe é composta por um professor líder e no máximo sete alunos.

"Começamos em 2004 com seis universidades e nove protótipos. De lá pra cá estamos nos desenvolvendo e fortalecendo, aumentando o interesse pelo Brasil afora e batendo o recorde de participações a cada edição. Até hoje passaram uns 2.600 alunos nas nossas atividades. E de nosso evento podem sair idéias que podem ser aplicadas comercialmente no futuro e grandes engenheiros e líderes do segmento automotivo", enaltece o idealizador.

Cada protótipo inscrito terá direito a três tentativas para melhorar a sua marca de economia energética, sendo uma vez por dia. Os veículos movidos à gasolina e etanol poderão completar até 12 voltas pelo anel externo do kartódromo, com 804 metros de comprimento. O vencedor de cada categoria será aquele que fizer o percurso determinado gastando menos combustível.

Os protótipos elétricos percorrerão até dez voltas. Aquele que percorrer a maior distância com a carga mínima da bateria instalada pela organização será declarado vencedor.

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.

Consulte: http://www.maratonadaeficiencia.com.br/

Fonte:Master Midia Marketing