Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Palestras para educadores

Palestras para educadores

Publicada em : 14/08/2013

Entre as palestrantes está Mirta Castedo, professora titular de Didática da Leitura e da Escrita na UNLP – Universidade Nacional de La Plata – na Argentina



Dentre os palestrantes destaca-se Mirta Castedo, professora titular de Didática da Leitura e da Escrita na UNLP – Universidade Nacional de La Plata – na Argentina, que abordará a análise de textos narrativos infantis a partir de uma perspectiva antinormativa. Direcionado a professores e gestores, a palestra será no dia 19 de setembro (quinta-feira).

As inscrições para essa e as demais palestras, incluindo minicurso oferecido em agosto, podem ser feitas pelo site www.csasp.g12.br/prosa. Há preços especiais para grupos de profissionais de uma mesma escola e educadores da rede pública.

O Colégio Santo Américo está localizado na rua Santo Américo, 275 – Morumbi. O estacionamento é gratuito – em frente à portaria principal 2, no bolsão 3. Mais informações pelos telefones (11) 4084-1812 ou pelo e-mail prosa@csasp.g12.br.

Confira a programação:

Minicurso:

A atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do corpo docente

O objetivo é discutir como os coordenadores podem assegurar nas escolas um espaço de reflexão sistemática sobre a prática dos professores, condição fundamental para promover melhores resultados nas aprendizagens dos alunos. Nos encontros, serão analisadas diferentes competências relacionadas ao papel do coordenador, bem como a elaboração de projetos, estratégias e rotinas, além da gestão do tempo no trabalho de formação.

Palestrante: Beatriz Gouveia
Datas: 19 e 26 de agosto (segundas-feiras), das 19h às 22h
Valor: R$ 100,00

Palestras:

Análise de textos narrativos infantis a partir de uma perspectiva  antinormativa

As crianças que estão aprendendo a escrever narrativas, a descrever paisagens e ambientes e a introduzir a voz das personagens nas histórias usam as formas conhecidas e historicamente construídas de maneiras muito diferentes, por vezes “desviantes” aos olhos dos adultos letrados. Nesse encontro, será discutida a diversidade de usos dos verbos, dos recursos descritivos, da pontuação, dos verbos declarativos e de outras marcas linguísticas e discursivas empregadas por alunos. Interessa explicar esses usos a partir de uma perspectiva antinormativa, a fim de “compreender o que significam esses 'desvios', qual pode ser sua importância evolutiva e em que medida nos dão um acesso indireto a certa representação do texto e de seus elementos” (Ferreiro, 1996:33).

Palestrante: Mirta Castedo
Data: 19 de setembro (quinta-feira), das 19h30 às 21h30
Valor: R$ 60,00

Contribuições da experiência de aprendizagem mediada na sala de aula

A sala de aula é um cenário em que autores e atores se manifestam por meio de conteúdos cognitivos e relacionais. O conceito de “Experiência de Aprendizagem Mediada - EAM”, concebido por Reuven Feuerstein, pode ser útil para desencadear a aprendizagem significativa e a metacognição, promovendo o sentimento de competência e a flexibilidade de pensamento. Pretende-se, nessa palestra, apresentar os cinco principais critérios de referência para conceber e avaliar a atuação do educador mediador.

Palestrante: Edith Rubinstein
Data: 30 de setembro (segunda-feira), das 19h30 às 21h30
Valor: R$ 60,00

Neurociência e aquisição da linguagem

O objetivo dessa palestra é expor os avanços na identificação das redes neurais responsáveis pelo desenvolvimento da leitura. A apresentação baseia-se em estudos recentes sobre o tema e no projeto ACERTA – Avaliação de Crianças em Risco de Transtorno de Aprendizagem, que almeja consolidar uma interface entre a neurociência e o ensino fundamental brasileiro para auxiliar no diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem. A iniciativa fundamenta-se na avaliação e predição de desempenho escolar a partir das bases do INEP, em correlação com os resultados de quatro anos de acompanhamento de desempenho educacional e de índices neurobiológicos, a fim de investigar transtornos de aprendizagem, como dislexia e discalculia, e desenvolver a produção de modelos preditores dessas dificuldades.

Palestrante: Augusto Buchweitz
Data: 16 de outubro (quarta-feira), das 19h às 21h
Valor: R$ 60,00

Fonte:Accesso