Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Olimpíadas Mind Lab

Olimpíadas Mind Lab

Publicada em : 08/08/2013

8ª edicão das Olimpíadas Mind Lab terá a presença de 160 alunos de instituições de ensino públicas e particulares



Aprender brincando é uma tarefa que requer anos de pesquisa, dedicação e inovação. É motivada por este desafio que a Mind Lab, empresa brasileira líder mundial em tecnologias educacionais inovadoras para o desenvolvimento de habilidades, realizará a 8ª edição das Olimpíadas Mind Lab, no próximo sábado, dia 10.

Com o objetivo de prover uma experiência rica e estimulante a alunos e educadores, o evento reúne crianças, jovens, educadores e famílias ao redor do universo dos jogos de raciocínio. Desta forma, celebra a jornada intelectual e emocional dos participantes do programa educacional da empresa, aplicado em parceria com instituições de ensino púbicas e privadas de todo o mundo. A final nacional conta com 40 equipes das escolas ganhadoras das edições regionais do torneio.

Na ocasião, serão avaliados e premiados aqueles que se destacaram durante o ano letivo, usando as habilidades exploradas pela Metodologia Mind Lab nas aulas do Programa MenteInovadora.

A 8ª edição das Olimpíadas Mind Lab contará com a presença de 160 alunos e 52 educadores de escolas de 10 estados do Brasil (SP, DF, RJ, BA, PR, MG, SC, RS, CE, PE). As equipes são compostas por quatro integrantes divididos nas seguintes categorias: 4º a 7º ano, 8º e 9º ano e Educadores.

O torneio terá 2h30 de duração, com jogos de tabuleiro de 15 minutos e intervalos de 5 minutos entre cada um deles. A dinâmica será organizada por um sistema que define as equipes oponentes e, com base no desempenho de cada uma delas, aponta o vencedor de cada categoria.

Além da oportunidade de trocas de experiências o que, por si só, é uma premiação, os ganhadores terão oportunidade de participar da Edição Internacional das Olimpíadas, que contará com a presença de estudantes do programa ao redor do mundo.

Sandra Garcia, diretora Pedagógica da Mind Lab, comenta a iniciativa: “Temos muito orgulho por promover um evento desse porte, que reconhece o excelente trabalho das escolas que usam nossa Metodologia, além de motivar seus alunos e professores. Investimos para oferecer a ambos as mais efetivas abordagens para o desenvolvimento de estratégias de pensamento e habilidades que permeiam toda a vida do aluno. É um momento inesquecível em que colocamos em prática as habilidades sociais, emocionais e éticas desenvolvidas com a Metodologia, como: saber ganhar e perder, lidar com frustrações, respeitar diferenças e trabalhar verdadeiramente em equipe”.

Os jogos de raciocínio são um dos três pilares da Metodologia Mind Lab, que garantem uma experiência de aprendizado inovadora para professores, alunos e famílias. Além de engajar os estudantes, os jogos permitem simular situações do cotidiano como ganhar e perder, respeitar o outro, lidar com regras, gerenciar o tempo, entre outros recursos.

Segundo estudo realizado pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (INADE), o contato com a Metodologia amplia significativamente a proficiência dos alunos e também melhora a prática pedagógica dos professores. O estudo de 2012 indica uma evolução em apenas três meses, de 184% na proficiência em Matemática, 478% em Língua Portuguesa e 162% em Ciências da Natureza, de acordo com a escala SAEB.

Serviço
Data: 10 de agosto
Horário: das 8h às 13h15
Local: AMCHAM – Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio - SP
Para conhecer a programação completa, acesse: http://eventos.mindlab.com.br/evento/index/cod/8

Fonte:RMA Comunicação