Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Winter Challenge - 9ª edição

Winter Challenge - 9ª edição

Publicada em : 02/07/2013

Instituto Mauá de Tecnologia sedia e compete no evento de robótica



Um dos maiores eventos de robótica da América Latina, o Winter Challenge terá sua 9.ª edição no Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia de 7 a 9 de julho. O evento faz parte do calendário de competições de robótica organizadas pela RoboCore, empresa organizadora de competições e desenvolvedora de soluções em robótica.

Além de sediar o evento, o Instituto Mauá de Tecnologia irá competir com sua equipe Kimauánisso Robotics Team que tem um histórico de vitórias, a última em abril deste ano na RoboGames em San Mateo – Califórnia, a maior competição de robótica do mundo, na qual ganhou as medalhas de ouro e de prata na categoria Sumô Lego.

“Esses robôs conquistaram as últimas quatro edições do campeonato nacional de robótica Winter Challenge e Summer Challenge e também fizeram bonito no campeonato mundial. Esses resultados motivaram ainda mais os novos integrantes da equipe a continuar o bom trabalho”, conta o prof. Anderson Harayashiki Moreira, orientador da equipe Kimauánisso.

Formada em 2004, a equipe, hoje, é composta por 12 integrantes, dos quais 11 cursam Engenharia de Controle e Automação e 1 Engenharia Mecânica. Na preparação dos robôs, para esse evento, é possível utilizar o conhecimento em diversas áreas, como Mecânica, Eletrônica, Programação, Inteligência Artificial, Processos de Fabricação, Resistência dos Materiais, Design, entre outros.

Modalidades

O Winter Challenge possui cinco modalidades de competição:

Combate de Robôs - modalidade preferida pelo público, dividida nas categorias Beetleweight, Hobbyweight, Featherweight, Lightweight e Middleweight, com robôs radiocontrolados de até 55 kg. Em rounds de três minutos, os dois robôs disputam quem resiste mais aos ataques numa arena especialmente projetada, com uma dinâmica similar ao popular UFC.

Sumô de robôs - há três grupos distintos: robôs radio-controlados de até 3 kg, robôs autônomos de até 3 kg e robôs autônomos montados com Lego® de até 1 kg. Todos devem ser capazes de identificar o oponente e empurrá-lo para fora da arena.

Seguidor de Linha - os competidores devem seguir um trajeto identificado no chão de forma autônoma e no menor tempo.

Hockey - o time é composto por três robôs autocontrolados. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols durante o tempo estabelecido.

Trekking – a modalidade mais nova da competição consiste de um robô autônomo que deve ser capaz de encontrar marcos em um campo aberto totalmente desconhecido no menor tempo possível.

Nos quatro dias de evento serão 435 competidores e 191 robôs de todo o Brasil.

Serviço
Evento: Winter Challenge 9ª edição
Local: Instituto Mauá de Tecnologia – IMT (Praça Mauá, 1 – São Caetano do Sul)
Data: 7 a 9 de julho, das 10h às 20h
Público: entrada gratuita
Mais informações: http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_Eventos&evento=15

Fonte:RMA Comunicação