Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Unesp abre 500 vagas para curs...

Unesp abre 500 vagas para curso a distância sobre Moodle 2.5

Publicada em : 20/06/2013

Iniciativa recebe inscrições de docentes e servidores administrativos


Com o objetivo de formar docentes e servidores administrativos para configurar e utilizar as ferramenta Moodle 2.5, a Unesp lança a primeira edição do curso “Moodle 2.5”, que recebe inscrições de 19 de junho a 10 de julho pelo endereço http://edutec.unesp.br/inscricoes/. Após o preenchimento do formulário de inscrição, os interessados deverão cadastrar um e-mail institucional (item obrigatório a ser validado), que será utilizado pelos administradores do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o envio de mensagens com a confirmação de participação e informações gerais para acesso a plataforma.

A iniciativa será ofertada no formato Mooc (Massive Open Online Course - sigla em inglês para cursos on-line gratuitos e em larga escala) e oferece 500 vagas nessa primeira edição, com a possibilidade de abrir uma lista de espera em caso de solicitações excedentes. Como não será realizado processo seletivo, as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento dos formulários on-line.

O curso terá quatro meses de duração com início em 15 de julho. Vale ressaltar que o projeto é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD) para contribuir na formação docente e de técnicos administrativos para o uso das ferramentas da plataforma Moodle, na versão 2. 5.

A metodologia será composta por atividades tutoriadas (manual) de acordo com a utilização de cada ferramenta, e uma avaliação programada será realizada para que cada cursista faça uma autoanálise dos conhecimento adquiridos. Ao concluir todo o cronograma, cada participante receberá um certificado de 120 h pela Proex.

O conteúdo programático foi dividido em três unidades de estudo. A primeira apresentará a plataforma Moodle e ensinará a configuração de ferramentas como elaboração de mensagem, composição do perfil, inscrição de participantes e criação de grupos. A segunda abordará as ferramentas como Livro; Pasta e Rótulo. A última tratará da configuração das ferramentas de atividades como fórum, tarefa, questionário, glossário e chat.

É importante salientar que o cursista deverá organizar seu tempo para a realização das atividades do curso, já que todo o conteúdo será disponibilizado no dia 15 de julho. Desta forma, o inscrito poderá completar as atividades dentro do período de 4 meses estabelecido ou, caso tenha disponibilidade e for de seu interesse, finalizá-las antes da data vigente para o fim da iniciativa.

“Espera-se que cada participante possa realizar 100% das atividades, pois consideramos que todas são necessárias para a utilização do Moodle 2.5 de forma eficaz. Entretanto, para certificação no curso os participantes deverão realizar pelo menos 75% das atividades, o que garante a frequência mínima necessária”, explica Klaus Schlünzen Junior, coordenador do NEaD.

Para ele, esta primeira iniciativa busca atender as crescentes demandas do corpo docente e administrativo, que precisam se apropriar de conhecimentos sobre a plataforma Moodle para apoio as aulas presenciais, bem como, para a oferta de cursos na modalidade a distância. “Esta é uma das primeiras de muitas iniciativas que o NEaD objetiva promover para potencializar os conhecimentos sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino superior”, finaliza.

Fonte:Unesp