Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Carro elétrico universitário

Carro elétrico universitário

Publicada em : 18/06/2013

Veículo, criado pelos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul, reduz emissão de gases poluentes e ruídos



Seis alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Cruzeiro do Sul transformaram um carro convencional em um modelo movido a motor elétrico. “A ideia surgiu a partir de conversas com um grupo de alunos na Semana de Engenharia realizada na mesma Instituição”, explica o orientador do projeto, Ademir Pelizari, professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade.

Ele destaca que a principal vantagem desse modelo de veículo elétrico é a redução na emissão de poluentes, quando comparado ao carro convencional movido a combustível. Um dos alunos do grupo, Alexandre Noya Rios, ofereceu seu próprio carro, um Fusca, para alterar o sistema mecânico em sistema de tração elétrica. Foram oito meses de pesquisa e estudos para que o protótipo fosse finalizado com as peças novas.

O veículo teve vários ajustes. O motor, por exemplo, foi substituído por duas baterias de caminhão, que duram em torno de 1h30 e alcançam 40 km/h em 30 segundos. O carregador externo de carga lenta demora 3 horas para carregar. O carro estará exposto no campus São Miguel da Universidade Cruzeiro do Sul entre 14 e 22 de junho.

Fonte:XComunicação