Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Centro Universitário Senac ofe...

Centro Universitário Senac oferece vestibular para Tecnologia em Hotelaria

Publicada em : 28/05/2013

Área de turismo em crescimento no Brasil e expansão de contratações de profissionais formados em cursos de hotelaria para atuar em negócios ligados à prestação de serviços, amplia oportunidades para egressos de hotelaria


O turismo será uma das principais áreas de geração de empregos do país, chegando a representar um em cada 14 postos de trabalho em 2015, segundo o Ministério do Turismo do Brasil. De acordo com a World Travel and Tourism Council  (WTTC), o setor de viagens e turismo corresponde a 10,2% do produto interno bruto mundial, gerando 204 milhões de empregos diretos e indiretos, impactando 52 setores da economia. No Brasil, o governo considera a indústria do turismo como matriz de desenvolvimento social e econômico e vem criando políticas públicas para regulamentar e formalizar o setor, além de incentivar o investimento em qualificação profissional. De acordo com o relatório Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts – 2011, da BSH Travel Research, até 2014, a hotelaria investirá R$ 7,3 bilhões, totalizando 198 novos empreendimentos hoteleiros e a criação de mais de 31 mil postos de trabalho.

Quem deseja atuar neste mercado pode se inscrever para o vestibular do Centro Universitário Senac que tem vagas em duas graduações: Tecnologia em Hotelaria e Bacharelado em Hotelaria. O curso de tecnologia visa habilitar profissionais com formação ampla para atuarem em áreas administrativas e operacionais nos serviços de hospedagem, alimentação, entretenimento e eventos. Já o bacharelado, foi desenvolvido em parceria com a Cornell University, e tem foco em formação para o setor de serviços e o diferencial de vivência nos hotéis-escola do Senac São Paulo. Os cursos estão alinhados às necessidades do mercado, que busca cada vez mais a qualificação de profissionais.

“No Senac buscamos aliar conhecimento teórico à prática, proporcionando a troca de experiências entre os alunos e o mercado de trabalho, aliado a um conhecimento autônomo, no qual o estudante tem maior poder de decisão”, explica Camila Fernanda Barboza e Moraes, coordenadora da área de hotelaria e eventos do Senac São Paulo. Um exemplo disso é a ação Desafio Senac - Alunos no Comando. Em 2012, alunos dos três campi do Centro Universitário Senac foram responsáveis pela gestão e operação do GRANDE HOTEL SÃO PEDRO – HOTEL-ESCOLA SENAC durante um final de semana. A iniciativa foi inspirada em projeto realizado pela Universidade de Cornell (USA), uma das principais instituições de hotelaria do mundo, há mais de 80 anos. “Este ano a edição acontecerá no GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO – HOTEL-ESCOLA SENAC e envolverá 131 estudantes selecionados. Os alunos são responsáveis pelo planejamento e operacionalização das atividades do hotel-escola e são acompanhados de perto por professores e coordenadores de cursos, além dos gestores titulares do empreendimento”, explica Camila.

Mercado de trabalho

O setor de prestação de serviços é mais uma opção para quem se forma em hotelaria. As opções de trabalho estão em shopping centers, empresas organizadoras de eventos, hospitais, administradoras de condomínios, empresas de consultoria, associações de classe, agências de turismo, companhias aéreas, livrarias, bancos e administradoras de cartão de crédito, entre outras. Dessa forma, estudante de deve procurar conhecer as diversas áreas da profissão e assim decidir seu campo de atuação quando sair da universidade.

Serviço:
Inscrições para o Vestibular 2semestre de 2013 do Centro Universitário Senac
Período: de 18/3 a 16/6
Taxa de inscrição: R$ 80
Data da prova: 29/6
Resultado: 12/7
Matrículas: 13 e 15/7
Inscrições pelo site: www.sp.senac.br/vestibular
Informações: 0800 883 2000

Fonte:In Press Porter Novelli