Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Primeiro Centro Acadêmico de N...

Primeiro Centro Acadêmico de Negócios Sociais da América Latina

Publicada em : 21/05/2013

Iniciativa é resultado da parceria inédita entre a ESPM e o Nobel da Paz, Muhammad Yunus


A ESPM, em parceria com o Nobel da Paz Muhammad Yunus, lançam, em 27 de maio, segunda-feira, às 9h, o primeiro Centro Acadêmico de Negócios Sociais da América Latina, denominado Yunus ESPM Social Business Centre. Na sequência Yunus fará palestra sobre Social Business: formação na academia e futuros profissionais.

O Yunus Social Business é uma organização internacional cuja missão é fomentar o conceito e a prática do negócio social - modalidade a qual o empreendedor visa o bem maior da sociedade. O lucro, mesmo que modesto, e a longo prazo, é utilizado para expandir o alcance da empresa de forma que o objetivo social seja atingido.

Os centros acadêmicos Yunus estão presentes em sete países como Japão, Coréia, Itália, Alemanha, Estados Unidos, França, Turquia e, no Brasil, é o primeiro da América Latina. A sua premissa é aliar as características culturais do País às competências de cada parceiro para definir a sua área de atuação.

No Brasil o foco será o estudo da criatividade e questões ligadas à cultura das empresas e seu impacto sobre o sucesso do negócio social. O Centro está estruturado em três pilares: ensino (por meio de cursos de extensão); fomento a pesquisas de alunos e professores que serão disponibilizados para toda comunidade acadêmica e empresarial; e apoio ao desenvolvimento de novos projetos sociais apresentados pelos alunos por meio da incubadora. 

O maior benefício desta parceria para a sociedade é o grande estímulo para empreender e fazer negócios com uma missão social ao invés do foco concentrado na maximização do lucro. Os estudos de caso produzidos estarão a disposição de todos os interessados com o objetivo de gerar aprendizado coletivo sobre o tema.

“Milhares de pessoas ao redor do mundo já foram inspiradas e impactadas pelos projetos do Yunus Social Business e, no Brasil, já existem inúmeras iniciativas voltadas ao negócio social. O Centro será um marco para a América Latina e para as pessoas que buscam construir um futuro melhor. A primeira unidade começará em São Paulo, mas até 2014 as atividades serão ampliadas para outras regiões do Brasil como Rio de Janeiro e Porto Alegre”, explica Ismael Rocha Jr., diretor acadêmico de graduação da ESPM-SP e coordenador da ESPM Social.

Serviço
Muhhammad Yunus na ESPM: Social Business: formação na academia e futuros profissionais.

Dia 27 de maio, segunda-feira.
09h às 12h
ESPM Campus Profº Francisco Gracioso
Auditório Philip Kotler

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial