Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Seminário Internacional sobre ...

Seminário Internacional sobre o Sistema Educacional da Finlândia

Publicada em : 16/05/2013

Representantes do Ministério da Educação da Finlândia ministram seminário com foco em Inovação, em São Paulo


O Colégio Rio Branco, em parceria com a Embaixada da Finlândia, e apoio do SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino no Estado de São Paulo) e SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), realizam o “Seminário Internacional sobre o Sistema Educacional da Finlândia”, no dia 23 de maio, quinta-feira, das 10 às 12h, no auditório principal, do Colégio, em Higienópolis, com palestras ministradas exclusivamente por autoridades do Ministério da Educação da Finlândia e das principais organizações educacionais do país europeu.

Com um dos melhores sistemas de educação do mundo, a Finlândia destaca-se, por ocupar as primeiras posições nos principais rankings mundiais de análises da área, como o Programme for International Student Assessment (PISA) e o  Índice de Educação Global, da ONU.

O Brasil, por exemplo, é considerado um pais criativo, mas ainda pouco inovador. No ranking do Relatório de Competitividade Global 2012/2013, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, o país representa o 48º lugar, enquanto a Finlândia, o 3°. Dos BRICS, a China ocupa a primeira posição.

“O evento será uma oportunidade para entender, como um modelo de excelência educacional, com a aplicação de práticas inovadoras, pode refletir no futuro competitivo e no desenvolvimento do país, tanto na Educação, quanto na economia e na fomentação de negócios”, explica Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco.

Com foco na importância dos investimentos em inovação e criatividade, tanto no ensino básico, quanto superior, o encontro é direcionado a educadores, do ensino público e privado, em todos os níveis escolares; estudantes, gestores da área da Educação, empresários e políticos.

Além da rodada de palestras, o seminário também contará com um painel de discussões e perguntas abertas ao público. Após o seminário, os participantes poderão ter contato com representantes de várias universidades e organizações educacionais finlandesas, em salas paralelas, nas quais serão abordados assuntos específicos que permeiam o dia a dia e o universo estudantil.

Com entrada franca, mediante inscrição, o evento terá tradução simultânea. Mais informações e inscrições no site: www.crb.g12.br

Programa e palestrantes:
“Visão Geral sobre o Sistema Educacional Finlandês e o Pisa”
Jaana Palojärvi
Diretora do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia

“Educação, Pesquisa e Inovação = O triângulo de conhecimento finlandês”
Marja Makarow
Vice-Presidente da Academia Finlandesa

Painel de Debates:

“Profissionais bem treinados no sistema de inovação: fazendo funcionar”
Carita Prokki
Diretora de Relações com o Consumidor, Tampere University of Applied Sciences
Kitte Marttinen
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Haaga-Helia University of Applied Sciences
Timo Juntunen
Chefe de Exportação em Educação, Jyväskylä University of Applied Sciences

Mediadores
Marco Rossi
Superintendente da Fundação de Rotarianos de São Paulo
Esther Carvalho
Diretora Geral do Colégio Rio Branco

Serviços:
Data: 23 de maio de 2013
Horário: das 10h às 12h
Local:  Colégio Rio Branco – Auditório Principal

Av. Higienópolis, 996
São Paulo – SP
Tradução simultânea
Informações: www.crb.g12.br

Fonte:Colégio Rio Branco e Faculdades Rio Branco