Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Excesso de peso

Excesso de peso

Publicada em : 14/05/2013

Como evitar exageros que possam causar dores nas costas



É cada vez mais comum encontrar crianças com dores nas costas. Livros, cadernos, eletrônicos, lanches e roupas tornam a mochila escolar uma das principais responsáveis pelas queixas. Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) , 85% das pessoas têm ou terão dores nas costas. Na maior parte das vezes, esses problemas têm origem na infância e juventude, por isso é bom tomar cuidado e tentar cortar o mal pela raiz.

Com isso em mente, o Colégio Santo Ivo, tradicional instituição de ensino da Zona Oeste de São Paulo, iniciou no ano passado um trabalho com os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os professores e coordenadores procuram orientá-los sobre os riscos do excesso de peso da mochila, conscientizando-os desde pequenos. A coordenadora do Ensino Fundamental, Miriã Sales, explica que os estudantes são orientados sobre o que levar na bolsa e como é a melhor maneira de carregá-la.

Na sala de aula, os alunos aprendem como devem regular as alças das mochilas e que não podem levar nas costas mais de 10% do próprio peso. As aulas são totalmente interativas e, nelas, os professores aproveitam para demonstrar, na prática, conceitos de matemática e ciências. Uma balança, por exemplo, é utilizada para que os alunos visualizem o peso exato que carregam nas costas e ainda aprendam sobre as unidades de massa, entre outras lições.

Por fim, os professores sempre recomendam que os alunos levem apenas estojo e o material que utilizará de lição de casa dentro da mochila, não sobrecarregando as costas dos estudantes.

Fonte:Agora Comunicação