Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ As melhores formas para estuda...

As melhores formas para estudar

Publicada em : 13/05/2013

Revista estrangeira avalia as formas mais eficazes de estudo


A revista científica Psychological Science in the Public Interest publicou recentemente uma avaliação de quais são as melhores formas de estudo e as que possuem maior eficácia. O resultado surpreendeu estudantes, principalmente os brasileiros. Dentre as técnicas utilizadas por alunos e consideradas como utilidade baixa ou mediana estão: grifar, resumir, técnicas de memorização, visualizar imagens para apreensão de textos, rever conteúdos, interrogação elaborática, auto-explicação e estudo intercalado.

Segundo a análise, os métodos mais eficazes de aprendizado são aqueles que envolvem os estudantes em testes práticos, simulados e estudos em longo prazo, dividindo conteúdos para que não se acumulem. As dicas também servem para os estudantes que estão na fase do pré- vestibular. Para eles, o recomendado é que façam muitas listas de exercícios e provas de anos anteriores das principais universidades do Brasil. Pensando nisso, alguns idealizadores e ex-alunos já têm oferecido serviços que possam dar exatamente esse suporte que os estudantes necessitam.

Um exemplo é o Aprendizado Coletivo, rede colaborativa gratuita e acessível para todo o Brasil que disponibiliza para seus usuários simulados dos principais vestibulares brasileiros, vídeo- aulas, sala de bate papo para tirar dúvidas e também um espaço exclusivo para escolas cadastradas. "Par facilitar o uso criamos um espaço semelhante ao funcionamento do Facebook, mas personalizado para a Educação", explica Diego Dias, fundador da rede social.

A princípio o serviço está disponível somente pela Internet, mas, em breve, devem ser lançados os aplicativos para iOS e Android. Todo o material disponibilizado gratuitamente é produzido por parceiros de conteúdo e escolas. Entre eles, o kuadro, Polinize e Vestibulandia. "As plataformas que oferecem serviço semelhante no mercado ainda não têm estrutura para orientar o aluno também na organização. Nós temos, inclusive, uma agenda virtual que é disponibilizada para cada usuário e ele mesmo administra e programa os estudos", afirma o fundador.

A eficácia do serviço já conquistou o Colégio Elite Minas, considerado a segunda melhor escola do país, segundo o ranking do ENEM. No espaço adquirido pela instituição será possível disponibilizar aos alunos da escola materiais e conteúdos exclusivos, como se fosse uma extensão da sala de aula.

Fonte:Mariana Giordão - VeCComm