Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Prevenção de atropelamentos de...

Prevenção de atropelamentos de crianças

Publicada em : 13/05/2013

Guia incentiva comunidades a tornar mais seguro o caminho até a escola



O trânsito é o responsável pelo maior número de óbitos de crianças por acidentes no país e, na maior parte dos casos, é a criança pedestre a principal vítima. Os atropelamentos correspondem a 38% das 1.895 mortes de crianças até 14 anos no trânsito (dados de 2010 do Ministério da Saúde) e o caminho até a escola quase sempre é repleto de riscos. Para mobilizar pais, familiares, comunidades, escolas, instituições e órgãos públicos a prevenir este acidente, a ONG CRIANÇA SEGURA lança no Brasil o Guia Ônibus a Pé.

O Ônibus a Pé, conhecido internacionalmente como Walking Bus, é um sistema que incentiva pais, familiares, responsáveis e voluntários a conduzir as crianças até a escola de maneira segura e alternativa. Com a publicação, os interessados poderão aprender como adotar o sistema em suas comunidades: planejamento de trajetos e horários, controle de riscos do percurso, envolvimento das crianças, perfil e treinamentos dos voluntários que vão conduzir o grupo, etc.

Um breve levantamento feito voluntariamente por mobilizadores da ONG CRIANÇA SEGURA, que envolveu 1.349 alunos de 7 a 13 anos de escolas em 16 municípios do Brasil, confirmou: 78% destas crianças já foram atropeladas pelo menos uma vez por bicicleta e 21% já foram atropeladas por veículos motorizados como ônibus, caminhões, carros e motos. A maior parte destas crianças confirmou que vai a pé para a escola (43%) sendo 65% acompanhadas, principalmente dos pais (46%).

Estudos mostram que os atropelamentos com crianças acontecem geralmente à tarde, no bairro de moradia, em dias úteis e vitimam meninos duas vezes mais que meninas com idade média de sete anos (Dr. Marcelo Alves, pesquisa de 2001, realizada em Curitiba/PR, de janeiro de 1995 a dezembro de 2000).

O Guia Ônibus a Pé está disponível para download gratuito no site (www.criancasegura.org.br) da CRIANÇA SEGURA (Biblioteca/Tecnologias Sociais) e marca o lançamento da Semana Mundial de Segurança Viária, que acontece de 6 a 12 de maio de 2013, promovida pela Década de Ação para Segurança Viária 2011 – 2020 e terá a prevenção de atropelamentos como tema principal.


Fonte:Francine Ricci Vieira de Aquino