Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Vagas para formação musical

Vagas para formação musical

Publicada em : 09/05/2013

Projeto Jovens Músicos Educadores oferece vagas gratuitas para a formação musical de jovens e crianças


Formar músicos jovens, pertencentes a famílias de baixa renda, e habilitá-los a ensinar música a crianças da rede pública de ensino é o objetivo do projeto “Jovens Músicos Educadores”. Desde 2012, a escola Espaço Musical, em São Paulo, oferece uma sofisticada formação musical e pedagógica a 16 jovens, que atendem 2400 crianças nas escolas públicas do município de Franco da Rocha. Em 2013, o número de jovens em formação salta para 32, e o número de crianças atendidas atingirá a marca de 4800. A iniciativa, idealizada e realizada por profissionais da escola Espaço Musical, conta com o patrocínio do Instituto Elektro, por meio do Proac.

As inscrições para o processo seletivo do projeto “Jovens Músicos Educadores” ocorrem até o dia 15 de junho e são voltadas para candidatos entre 17 e 29 anos, que devem preencher os seguintes pré-requisitos: estar cursando ou ter concluído o ensino médio; ter bom histórico escolar; ter experiência musical básica e comprovar o perfil socioeconômico. Outras informações podem ser obtidas no site www.espacomusical.com.br. 

Os 32 jovens músicos em formação pelo  projeto – em sua segunda edição – atenderão 4800 crianças. Vale ressaltar que esse universo de estudantes da rede pública de ensino dificilmente teria acesso a uma educação musical de qualidade.

O PROJETO
Idealizado por músicos e educadores comprometidos com uma proposta de educação musical  original e significativa, o projeto se desenvolve na escola Espaço Musical, que desde 1985 é dirigida por Ricardo Breim. Nome de peso em vários projetos de ensino de música, Breim é responsável pela proposta de música dos Parâmetros Curriculares Nacionais do 1º ao 5º ano,  integrou o grupo Rumo, com Ná Ozzetti e Luiz Tatit, e é parceiro de compositores como José Miguel Wisnik. 

Para Ricardo Breim, “a necessidade de formar músicos educadores é grande, até por conta da recente  lei federal que prevê que as escolas do país devem incluir o ensino de música em toda educação básica”. Ele acrescenta ainda que “esse fato suscita questões relacionadas à concepção de conhecimento em música e à formação de professores, questões às quais este projeto pretende oferecer respostas, buscando contribuir para uma aprendizagem musical sem fronteiras e realmente significativa para a formação humana”.

O projeto propõe a construção de parcerias com escolas de ensino básico, promovendo a atuação dos jovens como educadores musicais. Para isso, a ideia é utilizar a experiência de mais de 18 anos do Espaço Musical como prestador de assessoria em educação musical a várias escolas da rede pública e privada (como os colégios Vera Cruz e Santi) e outros tipos de instituição (como o Banco Santander e a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo). “Assim, é possível que os alunos do curso de formação de músicos educadores atuem nas escolas parceiras, como professores ou estagiários”, finaliza Breim.

SERVIÇO: PROJETO JOVENS MÚSICOS EDUCADORES
Inscrições até 15 de junho
Informações: (11) 3813-2955 / e-mail cursojme@gmail.com / www.espaçomusical.com.br 
www.elektro.com.br

Fonte:Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação