Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Oportunidade para alunos empre...

Oportunidade para alunos empreendedores

Publicada em : 09/05/2013

Harvard Business School realiza concurso para apoiar ex-alunos empreendedores


A Harvard Business School identificou em recente pesquisa que mais da metade dos seus ex-alunos, ao longo de suas vidas, acabam se tornando empreendedores. Visando apoiá-los no processo de criação e avaliação de novos negócios e empreendimentos de impacto social, a escola criou o New Venture Competition, concurso de abrangência mundial que já esta em sua quarta edição anual.

Nas edições anteriores, que na America Latina foram organizadas pelo HBS Club of Brazil, um projeto brasileiro foi semi-finalista, outro ficou em terceiro lugar mundial. O vencedor deste ano, a Kidbox acabou de ser anunciado e prepara-se para disputar a final mundial em Boston, no final do mês.

O vencedor de 2012, recém-anunciado, é a KidBox, uma empresa uruguaia fundada em 2011, posicionada como o primeiro serviço Web para crianças especialmente criado para famílias de língua espanhola e portuguesa, que procura fazer com que a Internet seja uma experiência emocionante para as crianças e suas famílias e está certificada pelo programa kidSAFE ® Seal, um serviço de certificação que analisa e certifica as práticas de segurança dos sites e aplicações dirigidos às crianças, incluindo sites de jogos, mundos virtuais, redes sociais, aplicativos para móveis e computadores, dispositivos conectados à internet.

A start-up uruguaia já ganhou vários prêmios que certificam a qualidade da sua tecnologia e conteúdos oferecidos e agora conquistou mais este prêmio. Formada por um grupo de profissionais dedicados ao desenvolvimento de produtos para crianças, tendo trabalhado para marcas como a Disney, Discovery Kids, Longman Pearson e One Laptop per Child (OLPC), entre outras.

O semi-finalista do ano de 2011 foi o dr. Consulta, uma clínica médica popular inovadora que oferece consultas médicas e exames de forma ágil e sem grande ônus para famílias de São Paulo que não tem plano de saúde e que não querem mais recorrer ao SUS. A clínica, que opera há 18 meses em Heliópolis/Sacomã, quebra paradigmas na oferta de serviços de saúde e se prepara para expandir sua atuação através da implementação de uma rede de clínicas em São Paulo.

“O contato com os professores da HBS traz uma perspectiva global, novos dados e informações, novas ideias para o negócio e principalmente uma chance de estabelecer uma conexão com investidores. Na época, o dr. consulta era um projeto e hoje somos uma empresa com modelo negócio validado e em fase de expansão”, afirma Thomaz Srougi, idealizador do projeto.

Já o Lema21 que conquistou a medalha de bronze no ano passado, com uma nova marca de óculos de grau que oferece pela internet produtos de qualidade, com design exclusivo, por R$ 267, idealizado por Jonathan Assayag e Naomi Arruda. 

Os jovens trabalham em todo o processo, desde desenhar os modelos, selecionar as matérias primas e produzir nas mesmas fábricas que atendem grandes marcas. Seus óculos incluem lentes orgânicas (CR39) com tratamento antirrisco e antirreflexo. “O prêmio foi importante para nos ajudar a dar credibilidade ao projeto, abrir portas para network com novos investidores e conselheiros e para trazer nossa visão para a realidade”, afirma o empresário.

Fonte:RMA Comunicação