Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Senac Jabaquara promove encont...

Senac Jabaquara promove encontros socioambientais

Publicada em : 08/05/2013

Instituição promove palestras gratuitas com temas relacionados ao meio ambiente


O Senac Jabaquara promove, de 7 de maio a 11 de junho, palestras gratuitas com temas relacionados ao meio ambiente. São três mesas-redondas que discutem temas como políticas sobre resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental, energias renováveis e licenciamento ambiental.

Mediados pela coordenadora do curso de pós-graduação em Direito e Gestão do Meio Ambiente, Silene Bueno de Godoy, os encontros reunirão especialistas de diferentes áreas como administração, direito, engenharia e política, para abordar os assuntos e levantar questões de interesse público em grupos de interesse que envolvem moradores e empresários da região para buscar soluções com a visão ampliada para seus aspectos e interações.

 “A participação da sociedade civil, da empresa e das instituições, atuando em conjunto com o poder público na redução das desigualdades social, no acesso à educação e aos bens de consumo, é premente para o alcance de resultados. Do mesmo modo, pensar e repensar alternativas na geração de energia é fator preponderante para um país em desenvolvimento como é o Brasil”, afirma a coordenadora.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer as especializações ofertadas pelo Centro Universitario Senac na área de meio ambiente. São eles: Gestão Ambiental, Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social.  A instituição está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação lato sensu do 2º Semestre 2013 até o dia 8 de agosto.

Inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.sp.senac.br/jabaquara ou pelo telefone (11) 2146-9150

Conheça os temas das mesas

Mesa-redonda: Responsabilidade Socioambiental das Organizações
Data: 7/5
Horário: das 19h30 às 22 horas
Palestrante: Valdelis Fernandes de Andrade, Patrícia Elaine Silva, Carolina Learth, Lito Lori Noschang e Silene Bueno de Godoy

Responsabilidade socioambiental é o compromisso que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas. Através de programas internos, as empresas promovem processos de sustentabilidade que promovem o nome, marca, visa sua identidade corporativa e seus produtos e serviços. Este processo influi em sua missão e valores na gestão de riscos, saúde dos colaboradores relações com os clientes, motivação da equipe, relacionamento com stakeholders, entre outros.

Mesa- redonda: Meio Ambiente e Energias Renováveis
Data: 14/5
Horário: das 19h30 às 22 horas
Palestrante: Karina Pinto Costa Mekhitarian, Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer, Flávia Witkowski Frangetto, José Eduardo Ismael Lutti  e Silene Bueno de Godoy

Atualmente, o Brasil é responsável por 6% da emissão de gases de efeito estufa no mundo. Este fator é um dos menores no planeta, pois o país se destaca na participação de energias renováveis, sendo 44% dessa oferta interna, como aponta o Ministério de Minas e Energia. Ainda assim, em termos de recursos naturais, destacam-se as dificuldades na manutenção das áreas florestadas brasileiras, como destaque a recente alteração do Código Florestal brasileiro e o esperado impacto em termos de conservação da biodiversidade do país.

Mesa- redonda: Competência Administrativa Ambiental Municipal
Data: 11/6
Horário: das 19h30 às 22 horas
Palestrante: Jorge Luiz Silva Rocco, João Ricardo Caetano Guimaraes, Jussara de Lima Carvalho, Rosa Ramos e Silene Bueno de Godoy

A descentralização da gestão ambiental é ponto relevante para a melhoria da eficiência no processo de licenciamento e de fiscalização ambiental e para possibilitar a efetiva participação da sociedade local nos processos decisórios de natureza ambiental. Debater a estrutura administrativa governamental ambiental é ação necessária para o entendimento do alcance das propostas e do estágio em que se encontra o processo de articulação e interrelação dos diferentes órgãos que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente, na busca de uma gestão descentralizada e participativa.


Fonte:In Press Porter Novelli