Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Editoriais de jornal ajudam no...

Editoriais de jornal ajudam no Enem

Publicada em : 10/04/2013

É exatamente esse modelo de texto que a banca avaliadora do Enem espera na prova de redação


Segundo a rede de colaboração universitária, que acertou o tema nas duas últimas redações do Enem, os editoriais publicados nos jornais são ótimas fontes de inspiração e argumentos para treinar antes de fazer a prova. Veja as dicas separadas pela Universia Brasil

A Universia Brasil (www.universia.com.br) começou novamente seus especiais que têm por objetivo ajudar os estudantes na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para inaugurar a série, a rede de colaboração universitária ensina como os alunos podem utilizar os editorias de jornal para melhorarem suas notas na prova de redação do Exame.

Os editoriais são caracterizados por um formato de texto dissertativo-argumentativo, pela impessoalidade e também por apresentar diversas opiniões distintas. De acordo com Alexsandra Bentemuller, gerente de conteúdo da Universia Brasil, é exatamente esse modelo de texto que a banca avaliadora do Enem espera na prova de redação.

Para desenvolver o material, a rede contou com a ajuda da professora do cursinho Objetivo Paulista, Cida Custódio. Segundo ela, os editoriais dissertam sobre acontecimentos da atualidade e estimulam a capacidade de reflexão. "São importantes porque são os únicos textos presentes nos jornais que apresentam análise crítica, caráter de impessoalidade e não são assinados", explica.

A professora sugere que os candidatos analisem cuidadosamente cada ponto presente em um editorial para que eles consigam identificar o que não pode faltar em sua redação. Ela lembra que é importante analisar a estrutura do editorial e tentar desenvolver esse tipo de escrita ao treinar para o Enem.

Para auxiliar, a Universia Brasil separou os principais pontos de um editorial de jornal que o estudante não pode deixar de entender para se dar bem na redação:

1. Conteúdo

2. Forma                                                                                           

3. Pontuação

4. Tese:

5. Argumentos

6. Conclusão

7. Cópia na íntegra

8. Leituras diversificadas

No especial da rede, o aluno encontra a explicação completa sobre cada ponto acima. Para isso, basta acessar o link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/04/09/1015625/enem-2013-como-os-editoriais-jornal-podem-melhorar-sua-redaco.html

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial