Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Oportunidades Acadêmicas

Oportunidades Acadêmicas

Publicada em : 20/03/2013

O programa cobre os custos com o processo de candidatura a uma universidade


Estão abertas até 31 de março de 2013, as inscrições para o programa Oportunidades Acadêmicas, patrocinado pelo Departamento de Estado Americano e co-coordenado pelo Alumni Advising-EducationUSA, o maior centro de orientação para estudos nos Estados Unidos da América Latina.

No Brasil desde 2006, o Programa Oportunidades Acadêmicas tem o objetivo de apoiar estudantes qualificados (aqueles com excelência acadêmica, inglês avançado e com um perfil de liderança), que venham de famílias de baixa renda, nos processos de admissão a programas de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos, com o intuito de conseguirem bolsas nas universidades americanas. Cerca de 200 alunos já foram beneficiados. 

O programa cobre os custos com o processo de candidatura a uma universidade como: orientação acadêmica, material de estudo e taxas de inscrição para as provas exigidas, transporte e acomodação quando necessários para realização das provas, taxas de inscrição das universidades e tradução e envio de documentos.

Marta Bidoli, Orientadora Educacional do Alumni-Advising EducationUSA, explica como funciona o processo. “As universidades americanas avaliam o candidato tanto por atividades acadêmicas, como por atividades extracurriculares. Pedimos que o candidato nos fale das atividades que realizam além da escola e que demonstram características como perfil de liderança, mérito acadêmico e responsabilidade social. Podemos citar como exemplos honras acadêmicas, projeto de pesquisa, trabalho voluntário, e envolvimento em atividades como aprendizado de línguas, prática de esportes”, afirma Bidoli.

São necessários os seguintes documentos para a inscrição: 
- Formulário de inscrição.
- Histórico escolar do Ensino Médio (alunos do 2º ano devem incluir histórico do Ensino Fundamental) 
- Comprovação de nível de inglês avançado (o Programa disponibiliza meios de fazer a comprovação, através do exame TELP aplicado nos centros EducationUSA, ou por meio de entrevista).
- Documentos financeiros que comprovem a baixa renda familiar (formulário financeiro do programa, conta de luz, comprovantes financeiros como declaração de imposto de renda e holerites recentes). 
- Uma carta de recomendação (pode ser em português) de um professor, coordenador ou diretor da escola. 

As inscrições para a modalidade graduação vão até dia 31 de março. Informações sobre as inscrições estão no site http://www.alumni.org.br/oportunidades.htm.

Para maiores informações, entrar em contato com o centro Alumni Advising-EducationUSA em São Paulo.
Advising@alumni.org.br
(11) 5644-9704

Fonte:DFREIRE Comunicação e Negócios