Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Quanto custa o estudo a distân...

Quanto custa o estudo a distância?

Publicada em : 11/03/2013

Pesquisa do Guia EaD com mais de 18.000 cursos de 297 instituições divulga dados inéditos do setor


Estudantes afastados de grandes centros, com necessidade de horários flexíveis ou que buscam preços mais acessíveis impulsionam o crescimento do ensino remoto no Brasil. A 1ª Pesquisa Guia EaD sobre Educação à Distância (www.guiaead.com.br), com 18.183 cursos oferecidos por 297 entidades, faz um Raio-X do segmento ao analisar estatísticas sobre o perfil e custos de Março de 2013.

Em termos de custos, a pesquisa identificou um valor médio de R$ 4,87 por hora-aula. Por detrás da estatística, existe grande variação de preços. Muitos estabelecimentos oferecem módulos gratuitos de curta duração para acelerar a adesão ao método. Por outro lado, temas específicos, como Legislação Previdenciária ou E-Commerce, podem superar R$ 100 por hora-aula.

Na amostra analisada, os cursos na área de Humanas correspondiam a 95% do total, enquanto que Biológicas e Exatas tinham o peso de 2,5% cada. O indicador mostra a barreira da distância, quando existe necessidade por aulas em laboratórios e maior interação com o docente.

A análise do nível de ensino mostra que os pré-vestibulares detinham 89,7% da oferta, seguidos por pós-graduação (6,0%), livres (2,5%), graduação (1,1%), mestrado (0,4%) e outros (0,3%).

Para os currículos em que cabe a exigência, a maioria apresenta reconhecimento do MEC, com exceção do mestrado.  O índice de aprovação pelo governo é de 59% na graduação, 71% na pós-graduação e de 48% no mestrado. Tal indicador é relevante, pois demonstra a maturidade do setor. A pesquisa não encontrou correlação entre custo e certificação pelo MEC.

Fonte:Press Works