Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Histórias do que é e do que po...

Histórias do que é e do que pode ser

Publicada em : 18/02/2013

Casacos, bolsas, chapéus, sapatos, vestidos... objetos que fazem parte do nosso dia-a-dia, das nossas vidas, das nossas histórias. Mas será que eles também não têm as suas próprias histórias?


Roupas podem ser trocadas... acessórios também. Objetos têm a sua utilidade... e as histórias também... E por que não transformar as roupas, os acessórios e os objetos em histórias? Será que as coisas podem ser outras coisas, além do que elas realmente são?

Histórias do que é e do que pode ser brinca com essa possibilidade de dar novo significado ao que já conhecemos, criando histórias, personagens e situações a partir do que era, até então, inanimado.

Nessa contação de histórias original, roupas, objetos e acessórios que até então eram inanimados “criam vida”, contam as suas próprias histórias e dão novo significado às coisas que conhecemos e que, aparentemente, só podem ser apenas o que elas simplesmente são.

Um cabideiro modelo antigo (chapeleiro), daqueles que ficavam na entrada das casas nos quais se penduravam casacos, chapéus, guarda-chuvas, bengalas, etc, é o ponto de partida para o desenrolar das situações. Todas as roupas, objetos e acessórios que são utilizados na contação estão nesse móvel e “criam vida” a partir das músicas e das histórias, transformando tudo o que até então “era” em coisas que “podem ser”.

Com o título Histórias do que é e do que pode ser a Cia. Patética criou um jogo para estimular a plateia a imaginar se os objetos apresentados podem ser transformados em algo além das suas funções originais conhecidas por nós.

Se a manipulação de bonecos e objetos é condição essencial e meio principal de expressão e se nas intervenções teatrais o contato com o público é que conduz toda a dinâmica e o sentido do trabalho, na contação de histórias esses elementos se fundem e se tornam imprescindíveis e estimulantes.

Ficha técnica
Gênero: Teatro de Animação e música ao vivo
Recomendação: a partir de 3 anos
Duração: 40 minutos
Textos e músicas: Fábio Parpinelli
Ideia Original e Direção: Cia. Patética
Elenco:
Fábio Parpinelli
Lanna Moura
Neto Medeiros
Data: 06/03
Horário: 10h
Local: Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet - Praça Ituzaingó s/n, Tatuapé, São Paulo (SP) - Telefone: 2671-4974

Fonte:Biblioteca Pública Paulo Sérgio Duarte Milliet