Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Ensino no Brasil

Ensino no Brasil

Publicada em : 13/02/2013

O MelhorEscola.Net traz dados das 195 mil instituições de ensino básico cadastradas no MEC


Cada vez mais as pessoas usam a internet para colher referências e opiniões de outros usuários sobre produtos, empresas, lojas virtuais, entre outros. E é justamente para atender essa demanda que foi criado recentemente o site MelhorEscola.Net (www.melhorescola.net), que pretende fornecer avaliações e comentários de pais sobre os estabelecimentos de ensino de todo Brasil.

O site possui em sua base de dados as 195 mil instituições de ensino básico cadastradas no MEC (Ministério da Educação). Entre as informações estão endereço, número total de alunos, estudantes por sala, taxa de reprovação, taxa de abandono, nota média no Enem, além de instalações como biblioteca, laboratórios, berçário, internet, quadras, etc.

“Agora queremos mapear a qualidade da educação nas escolas brasileiras. Para isso, é fundamental a participação dos pais, com avaliações e comentários dos colégios nos quais seus filhos estudam e também nos que já passaram. Desta forma será fácil filtrar estabelecimentos com bons índices de satisfação”, explica Sérgio Andrade, um dos fundadores do MelhorEscola.Net.

Para avaliar, o internauta, após realizar o cadastro no site, deve escolher na parte superior entre escolas privadas ou públicas e qual o tipo de ensino (infantil, fundamental ou médio). Logo abaixo, precisa digitar o nome da instituição que deseja buscar. Ao entrar na página do colégio, basta clicar no botão “Avalie esta escola”, no lado esquerdo.

“É uma ferramenta que deve ser usada não apenas para criticar, mas também elogiar quando for o caso e sugerir melhorias. Até porque esses comentários serão vistos por todos, inclusive pelos profissionais responsáveis pelos estabelecimentos, que podem tomar decisões gerenciais baseadas na satisfação dos clientes”, afirma Sérgio Andrade.

“As autoridades públicas também podem utilizar os comentários do site para solucionar questões pontuais ou regionais referentes à qualidade do ensino de suas escolas. Ou seja, ganharão os pais, os alunos e a educação no País”, completa o fundador do MelhorEscola.Net.

Fonte:Almir Rizzatto - RZT Comunicação