Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Curso de Espanhol online

Curso de Espanhol online

Publicada em : 08/02/2013

Em parceria com a Universia Brasil, serão oferecidas 25 mil vagas em todo o Estado até o fim do ano


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Universia Brasil, oferecerá a partir deste ano curso de Espanhol Online para alunos da rede estadual de ensino. Serão 25 mil vagas para estudantes de Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As pré-inscrições para as 12,5 mil vagas disponíveis neste semestre estão abertas até o próximo dia 28. O cadastro deve ser realizado pelo endereço eletrônico www.educacao.sp.gov.br/projetos/evesp, onde também está disponível o regulamento completo do curso. As aulas a distância começam em 25 de março e vão até 25 de setembro. Outras 12,5 mil vagas devem ser oferecidas no segundo semestre deste ano.

Os candidatos serão selecionados com base em critérios como frequência e melhor rendimento em língua portuguesa. O propósito é proporcionar aos estudantes oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas.

“Ampliar a oferta de idiomas é uma das ações educacionais prioritárias do Governo do Estado a fim de oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos e prepará-los para o mundo do trabalho. Essa iniciativa é essencial para colocar a rede estadual de ensino entre os melhores sistemas educacionais do mundo, no âmbito dos objetivos principais do programa Educação – Compromisso de São Paulo”, afirmou o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald, durante o anúncio feito hoje (06/02).

"O curso de Espanhol Online vai oferecer ao jovem a oportunidade de desenvolver sua capacidade oral na língua espanhola, bem como a sua escrita. O nosso propósito é democratizar a educação e garantir o acesso dos estudantes aos princípios básicos da língua espanhola, de modo que esse jovem tenha todas as condições de competir no mercado de trabalho”, destacou o diretor-geral da Universia Brasil, Luís Cabañas.

A lista de aprovados na primeira chamada poderá ser consultada a partir das 18h do dia 4 de março, no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Os alunos contemplados deverão comparecer à escola de origem entre 5 a 7 de março para efetuar a matrícula. Caso restem vagas, haverá segunda chamada nos dias 11 e 12 de março.

O curso será acessado por meio do site http://aprendizagemvirtual.universia.com.br. Cada módulo será disponibilizado quando o estudante atingir 80% de acerto na avaliação do módulo anterior. A carga horária é de 60 horas, organizada em 10 módulos. O conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador.

Idiomas
Além do ensino regular de inglês, os estudantes da rede estadual têm acesso a outros idiomas por meio dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) e de plataformas virtuais.

Em todo o Estado há 226 CEL. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio. Somente em 2012, mais de 74 mil estudantes foram atendidos nos centros.

Desde o início do ano passado, os alunos do Ensino Médio têm ainda à disposição o curso de Inglês Online, oferecido gratuitamente por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp).  Cerca de 10 mil estudantes se formaram em 2012. Neste ano, serão oferecidas 60 mil vagas.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio de parceria com o Instituto Confúcio na Unesp, também começou a oferecer, no ano passado, aulas de língua chinesa aos alunos da rede estadual de ensino. O curso é sediado nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Araraquara e Franca e ministrado por professores nativos. O objetivo é expandir a oferta do idioma gradativamente.

Cronograma do curso Espanhol Online:
Período de pré-inscrição dos alunos: até 28 de fevereiro
Divulgação da lista de aprovados: 4 de março
Período de matrícula nas escolas: 5 a 7 de março
Matrículas dos remanescentes: 11 e 12 de março
Período de aulas: 25 de março a 25 de setembro

Fonte:Secretaria da Educação do Estado de São Paulo