Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ 58 cursos gratuitos em 18 univ...

58 cursos gratuitos em 18 universidades

Publicada em : 21/01/2013

O projeto, que desde o dia 10 de janeiro já conta com mais de 10 mil alunos inscritos, começa com a participação de 18 universidades ibero americanas, que compartilham 58 cursos MOOC (Massive Open Online Course)


Miríada X, plataforma de Cursos Online MOOC’s (Massive Open Online Course), inicia sua atividade oferecendo formação gratuita através de 58 MOOC’s proporcionados por 18 universidades ibero americanas. O projeto nasce de uma iniciativa da Telefônica - através da Telefônica Learning Services – e da Universia – a maior rede de universidades de língua hispânica e portuguesa -, promovida pelo Banco Santander através da sua Divisão Global Santander Universidades -, que vem contando com a colaboração da Fundação CSEV.

Desde o dia 10 de janeiro, os usuários de Miríada X poderão se matricular gratuitamente em todos os cursos que sejam do seu interesse. Podem cursar esses programas informativos sendo ou não alunos das universidades. Desde o dia 10, mais de 10 mil internautas já fizeram inscrição.

Miríada X oferece às equipes docentes das 1.232 universidades ibero americanas parceiras da rede Universia uma plataforma para publicar e compartilhar MOOC’s, que estão disponíveis para ser acessados em qualquer parte do mundo e de forma gratuita. A conectividade inerente a esta iniciativa facilita o intercâmbio de conhecimento entre os usuários através das redes de colaboração e do diálogo - o que promove o aprendizado em constante evolução.

O projeto fomenta a difusão de conhecimento aberto em um Espaço Iberoamericano de Educação Superior, seguindo o caminho de outras iniciativas anteriores como o Open Course Ware, que começou na Universia no ano de 2005.

As informações sobre os 58 MOOC’s de Miríada X podem ser consultadas em uma lista de cursos na página miriadax.net, e também no portal da Universia Brasil, no link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/01/15/993792/abertas-as-matriculas-58-cursos-online-gratis-moocs-oferecidos-miriada-x.html

Sobre o I Prêmio MECD-Telefónica Learning Services-Universia al mejor MOOC de Miríada X

Concedido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte; Telefônica Learning Services, e Universia, o prêmio ao melhor MOOC de Miríada X será de 10.000 euros, que será dividido entre o docente ou a equipe y a universidade (6.000 e 4.000 euros, respectivamente), além de uma recompensa de 4.000 euros que também será repartida entre o docente ou equipe (3.000 euros) e a universidade (1.000 euros).

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial