Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Estude na Rússia

Estude na Rússia

Publicada em : 14/01/2013

Confira os cursos que têm inscrições abertas

Com a última visita da presidente Dilma Rousseff a Moscou, em dezembro passado, os laços entre Brasil e Rússia se estreitaram oficialmente. Troca de commodities e novos acordos econômicos se consolidaram para 2013. Nesse contexto de aproximação entre os dois países, a Aliança Russa de Ensino Superior abre inscrições para estudantes brasileiros que desejam estudar Gás e Petróleo, Turismo, Direito Internacional, Relações Internacionais e Educação Física nas universidades Universidade Estatal de Belgorod, RUDN (Amizade dos Povos em Moscou) e MGU (Universidade Estadual de Moscou Lomonosov).

São 20 vagas para cada universidade e todos os alunos selecionados passam por um curso preparatório intensivo de 15 meses antes de iniciar a graduação para aprender o idioma russo. São aulas diárias com duração de 6 horas, ministradas de segunda a sábado. Com a política atual de estreitamento  instaurada entre os países, vale ressaltar a importância de cada vez mais profissionais brasileiros falarem russo. A seleção inclui reunião com os pais, análise do histórico escolar e entrevista com o candidato, que deve já ter concluído o Ensino Médio. O embarque acontece em abril 2013. 

As universidades conveniadas estão entre as melhores do mundo e recebem estudantes de vários países. A MGU, localizada em Moscou, além de ocupar uma colocação no topo do ranking de qualidade internacional, possui o maior complexo universitário do mundo. A RUDN, também na capital do país,, é uma das instituições de ensino que proporciona maior intercâmbio cultural entre estudantes, recebendo jovens de 140 países. A Universidade Estatal de Belgorod tem estrutura moderna com 5 museus, 2 teatros, 4 cinemas, 6 centros culturais e 20 livrarias para atender os 31 mil estudantes matriculados. 

A relação custo-qualidade de ensino na Rússia é incomparável com a maioria das cidades do mundo, já que o estudante terá acesso a um dos melhores sistemas educacionais, com turmas de, no máximo, 12 alunos. O valor cobrado por aluno é simbólico. Em média, cada estudante paga de R$ 7 mil a R$ 10 mil por ano em despesas entre curso e moradia, valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil, devido ao subsídio dado pelo governo russo aos estrangeiros. A duração dos cursos é de quatro anos e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.aliancarussa.com.br ou pelos telefones 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515.

Fonte:Linhas Comunicação