Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Concursos Públicos

Concursos Públicos

Publicada em : 13/12/2012

Os salários podem chegar a R$ 21.766,15


Esta semana foram abertos 91 concursos públicos em todo o país, reunindo aproximadamente 26,323 vagas em cargos para todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 21.766,15. “Neste momento de oportunidades, é importante que o concurseiro defina o cargo e a atividade que deseja conquistar”, fala o psicólogo Fernando Elias José, especialista em preparo de estudantes e concurseiros. Segundo ele, muitos procuram a aprovação em concursos para conseguir a estabilidade profissional, mas acabam esquecendo de analisar se a atividade será condizente com as suas próprias aptidões.

Confira abaixo os cinco principais erros de quem decide concorrer a vagas públicas:

1 - Falta de objetivos claros - fazer um ou vários concursos, mas sem saber sequer para quê, ou seja, não possuir um objetivo claro e um planejamento consistente.

2 - Soma de frustrações - prestar o concurso sem preparo ou atenção, simplesmente “por fazer”, acaba somando frustrações. Não é dessa maneira que se adquire “experiência”, como muitos pensam.

3 - “Salto alto” - usar “salto alto” na hora da prova, ou seja, achar que sabe muito, quando na verdade o conhecimento adquirido é superficial e sem consistência.

4 - Deixar-se abater pela opinião alheia – dar atenção a comentários negativos de outros candidatos não é uma boa ideia, assim como não confiar no seu “próprio taco”.

5 - Focar-se apenas no conhecimento técnico - para realizar uma boa prova, é importante ter em mente que ela é dividida em três partes: uma, formada pelo conhecimento técnico; outra, pelo conhecimento emocional e, por fim, um pouco de sorte, que sempre cai bem. Pouco adianta ter somente um dos conhecimentos, pois na hora da prova, é a soma de todos que irá contribuir para o resultado.

Fonte:2PRÓ Comunicação