Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Caravana da Leitura

Caravana da Leitura

Publicada em : 10/12/2012

Professores poderão retirar, gratuitamente, um kit com 9 livros para serem utilizados na biblioteca de sua escola


A Caravana da Leitura percorre praças públicas do País desde 2004 oferecendo livros para o público infantil, juvenil e adulto pelo valor simbólico de R$ 2,00. O projeto é realizado em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura dos municípios, com patrocínio da ZF do Brasil e apoio do Ministério da Cultura.

A Caravana, que retorna ao bairro de São Miguel Paulista, montará a sua tenda de 13 a 15 de dezembro no Calçadão – R. Serra Dourada, próximo à Base Policial, das 9h30 às 17h, disponibilizando uma grande variedade de obras literárias do escritor Laé de Souza, que apresentam histórias do cotidiano em uma linguagem bem-humorada e pontuada por reflexões. Durante o evento, o autor fará sessões de autógrafos e conversará com os leitores.

Livros para professores
Além de a população poder adquirir as obras pelo valor de R$ 2,00, os professores poderão retirar na tenda, gratuitamente, um kit com 9 livros para serem utilizados na biblioteca de sua escola. No momento da retirada, o professor deverá preencher um formulário de identificação pessoal e da escola. Será disponibilizado um kit por escola.

Aos amantes da literatura, a atividade oferece uma ótima oportunidade para rechear a estante e saciar o desejo de boa cultura. De acordo com Laé de Souza, idealizador do projeto, a ação é inédita e tem como objetivo gerar oportunidades de leitura a pessoas de todas as idades e classes sociais. “Buscamos quebrar o estigma de que o brasileiro não gosta de ler. O brasileiro gosta de ler sim, o que lhe falta é oportunidade e acessibilidade aos livros que, infelizmente, custam muito caro no Brasil”, esclarece Laé de Souza.

Como funciona o projeto
Para a realização das atividades, uma tenda é montada em praça pública com a exposição de muitos livros. Como em uma feira livre, além de estudantes convidados para o evento, as pessoas podem circular, pegar os livros, ler, comprar e obter orientações de uma equipe multidisciplinar que auxilia os leitores na escolha das obras. A ideia da tenda é aproximar as pessoas de forma livre e sem compromisso, permitindo que elas se sintam parte integrante desse grande movimento em prol da leitura.

Obras disponíveis
Estarão disponíveis durante o evento as obras “Quinho”, “Radar, o cãozinho”, “Bia e a sua gatinha Pammy”, (português/inglês), “Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial”, “Quinho e o seu cãozinho – Novos amigos”, “Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda”, “Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro”, “Cadernos de Atividades”, “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”, entre outras.

Grupo Projetos de Leitura
O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, além de contar com o apoio de patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

Interessados podem conhecer outros projetos de incentivo à leitura, de Laé de Souza e o roteiro da Caravana da Leitura, em "Agenda", no site: www.projetosdeleitura.com.br

Fonte:Projetos de Leitura