Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ A temida entrevista de emprego

A temida entrevista de emprego

Publicada em : 22/11/2012

O CIEE possui uma série de cursos à distância, gratuitos, que podem ajudá-los a se aperfeiçoar em várias dessas fases


A entrevista pessoal é a etapa mais temida pelos jovens, em processos seletivos de estágio. Isso foi o que demonstrou uma enquete realizada pelo CIEE, em seu site, que acaba de ser tabulada.

De acordo com o levantamento, 37% dos jovens tremem diante da entrevista pessoal. As dinâmicas de grupo vêm logo em seguida, com 22% de indicação. Elaboração de currículo (20%) e testes de conhecimento (12%) também amedrontam os estudantes nos processos seletivos para vagas de estágio, aprendizagem e emprego. Finalizando, testes psicológicos assustam 9%.

Uma boa notícia para os estudantes é que o CIEE possui uma série de cursos à distância, gratuitos, que podem ajudá-los a se aperfeiçoar em várias dessas fases. Um deles é o Entrevista: como encará-la. O treinamento aborda o processo da entrevista, as diferentes modalidades utilizadas pela área de seleção das empresas e como o participante deve se comportar antes, durante e depois de ser submetido a ela.

Em outro curso, o Dinâmicas e testes, o estudante é capacitado sobre as melhores atitudes, comportamentos e trabalho em equipe, para se dar bem nas dinâmicas de grupos. Para os que têm a elaboração do currículo, o CIEE oferece o Currículo sem segredos, uma série de dicas sobre formas de enfatizar no documento a formação acadêmica e cursos realizados; como demonstrar o potencial do candidato; maneiras adequadas de apresentar planos e expectativas profissionais; a utilização de linguagem clara e formal.

O leque de cursos ainda oferece capacitação em conhecimentos específicos de diversas carreiras, como redação, matemática, matemática financeira, informática, entre outros.

Fonte:Assessoria de Comunicação do CIEE