Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Comunicon 2012

Comunicon 2012

Publicada em : 10/10/2012

Alguns dos temas discutidos serão: entretenimento e cultura digital, comunicação e consumo na infância, gênero e classes, memória, poder, entre outros


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) promove nos dias 15 e 16 de outubro (segunda e terça-feira), o Comunicon 2012- Congresso Internacional em Comunicação e Consumo.

O objetivo do encontro é discutir as relações entre a comunicação e o consumo. O encontro considera que esta articulação é um lugar estratégico para se compreender as sociedades contemporâneas. Os especialistas irão apresentar, por meio de estudos e pesquisas, reflexões que vêm sendo desenvolvidas sobre esta temática, tanto em termos históricos como em possíveis tendências recentes de investigação.

Destinado a acadêmicos, estudantes, pesquisadores, profissionais e lideranças do mundo corporativo e demais interessados nos campos da comunicação e do consumo, nesta segunda edição evento aborda o tema Comunicação, consumo e ação reflexiva – caminhos para a educação do futuro, contando com a participação de renomados pesquisadores, como Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa, coordenadora em Portugal do projecto EUKids on line e membro do Fórum Internacional da ACMedia, Sara Victoria Alvarado, diretora do doutorado em Ciências Sociais, Primeira Infância e Juventude, da Universidade de Manizales, Guillermo Orozco Gómez, pesquisador latino-americano dos processos de recepção, com ênfase em comunicação/educação, da Universida de de Guadalajara, Roberta Sassatelli, professora do Departamento de Estudos Sociais e Políticos da Universidade de Milão, e autora de importantes livros sobre a cultura do consumo, Adilson Citelli, professor e pesquisador Comunicação e Linguagem da Universidade de São Paulo, Rose de Melo Rocha, Coordenadora do PPGCOM-ESPM, Maria Aparecida Baccega, decana do PPGCOM-ESPM, e Isabel Orofino, professora do PPGCOM-ESPM.

A agenda que se coloca é justamente problematizar os caminhos que visualizamos diante da emergência de uma nova sociedade, uma sociedade de consumidores. Quais as demandas políticas e educativas para a ação reflexiva no contexto de uma sociedade de consumidores? Estamos diante de uma nova força política, uma nova forma de engajamento que se pauta e tece pelas práticas de consumo? Além da classe trabalhadora, temos hoje uma classe consumidora? Como consumir? O que consumir? Estas seriam novas demandas para a educação do futuro?

O evento integra, ainda, o 2° Encontro de Grupos de Trabalho em Comunicação e Consumo que reunirá pesquisadores de todo Brasil na discussão de dez problemáticas: comunicação, consumo e diferença; comunicação, consumo e estética; comunicação, consumo, entretenimento e cultura digital; comunicação, consumo e infância; comunicação, consumo, gênero e classes; comunicação, consumo e cultura contemporânea; comunicação, educação e consumo; comunicação, consumo, trabalho e espacialidades;comunicação, consumo e memória; comunicação, consumo, poder e discursos organizacionais.

Na ocasião será lançado o livro Estéticas midiáticas e narrativas do consumo, organizado por Rose de Melo Rocha e Vander Casaqui, em uma edição da Sulina.

O evento é aberto ao público. Para participar do evento acesse o site: http://sistemas.espm.br/congressos-inscricoes. Devido à grande procura, a oferta de inscrições é limitada.

Informações:
II COMUNICON - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - 2° Simpósio Internacional, 2° Encontro de Grupos de Trabalho em Comunicação e Consumo
Tema: Comunicação, consumo e ação reflexiva – caminhos para a educação do futuro
Data: 15 e 16 de outubro de 2011, segunda e terça-feira
Horário: 15 de outubro, das 8h30 às 18h30 e 16 de outubro, às 9h às 18h
Local: ESPM - Campus Prof.° Francisco Gracioso – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Outras informações e inscrições pelo telefone: (11) 5085-4689; site: http://sistemas.espm.br/congressos-inscricoes ; e-mail: comunicon@espm.br.

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial