Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Curso de Montador Óptico

Curso de Montador Óptico

Publicada em : 04/10/2012

Meta é formar mão-de-obra especializada para o ramo óptico


A Fundação Abióptica acaba de abrir vagas para a 5ª turma do curso de Montador Óptico. Podem se inscrever jovens com idade entre 16 e 19 anos, que estarão cursando o 3º ano do ensino médio no ano letivo de 2013 em escola pública e que sejam oriundos de famílias de baixa renda.

A previsão é que o curso seja ministrado entre fevereiro e dezembro de 2013. Os estudantes selecionados receberão gratuitamente transporte, alimentação, uniforme e material didático.

A Fundação Abióptica é uma entidade sem fins lucrativos que visa proporcionar à sociedade condições de melhoria na saúde visual e possibilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de programas de formação profissional. 

Para mais informações acesse o site www.abioptica.com.br.

Sobre o curso
O curso está em sua 5ª edição e oferece aos jovens a oportunidade de aprender uma profissão e ingressar no mercado óptico nacional. A seleção dos participantes é feita em duas etapas. Na primeira, o candidato realiza a inscrição e num segundo momento é entrevistado por um professor e uma psicóloga. A cada edição são aprovados 15 alunos. 

Com duração de dez meses e aproximadamente 800 horas, o curso é dividido em dois módulos. No módulo de Cidadania são ministradas aulas de conhecimento pessoal, como a Descoberta do Eu, Família, Saúde, Ambiente de Trabalho, Meio Ambiente, Ecologia e Empreendedorismo. Já o módulo Técnico Introdução Profissional, compreende os temas História da Óptica, Princípios Básicos da Óptica, Montagem de Lentes Oftálmicas, Montagem de Óculos na Prática Manual e Automática e Técnicas de Venda.

O curso é ministrado por aproximadamente 16 professores. Todos voluntários. 

Para Luis Pinguelo, técnico em Óptica e um dos professores do curso, a principal meta é formar mão de obra especializada para o ramo óptico e contribuir com a sociedade na formação de jovens, proporcionando a oportunidade do primeiro emprego. 

“Oferecemos aos jovens oportunidade de aprender uma profissão qualificada e específica. Os alunos finalizam o curso com uma excelente bagagem de conhecimentos para trabalhar em qualquer área do setor óptico. Isso porque todos os anos fazemos atualizações na grade curricular, sempre priorizando as necessidades do mercado de trabalho. O setor também ganha com essa iniciativa, pois o curso minimiza a falta de mão de obra especializada e forma profissionais com excelente base. Desta forma, as empresas podem dar continuidade ao processo de profissionalização dos jovens”, explica Luis. 

Para Bento Alcoforado, diretor presidente da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica), a iniciativa da entidade já contribuiu para o crescimento profissional de dezenas de jovens. “O próximo passo é estender o programa, com a abertura de unidades no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco”, conclui. 

Fonte:PressTexto Comunicação