Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Plágio em trabalhos acadêmicos...

Plágio em trabalhos acadêmicos

Publicada em : 24/08/2012

Além disso, a rede de educação alerta para as regras de copyright que todo aluno e professor precisam saber e, para as consequências de quem comete a infração


Com a proximidade do último trimestre do ano letivo e, com ele, a entrega de trabalhos acadêmicos, a Universia Brasil (www.universia.com.br) divulga esse mês de agosto 8 ferramentas online que auxiliam na identificação de plágio em trabalhos escritos. Além disso, a rede de educação alerta para as regras de copyright que todo aluno e professor precisam saber e, para as consequências de quem comete a infração.

A rede de educação lembra que há mais de uma década surgem sites que oferecem, gratuitamente ou não, artigos e trabalhos prontos para que alunos não tenham o esforço de fazer suas próprias monografias e outras tarefas. Os professores, porém, não ficam rendidos a esse tipo de ação e também têm a sua disposição sites e softwares que identificam cópias e outras fraudes em trabalhos acadêmicos.

Existem plataformas específicas neste tipo de ação, tais como o site Turnitin, que oferece o programa de identificação de plágio em mais de 12 idiomas, inclusive o português e é usado por mais de 1 milhão de professores em todo mundo. Outra plataforma divulgada pela Universia Brasil é o Plagiarism detect, que detecta plágio gratuitamente.

No Portal da Universia, no link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/08/22/960263/8-ferramentas-detectar-plagio-em-trabalhos-academicos.html, o internauta tem acesso a oito sites que identificam plágios em trabalhos acadêmicos.

Já para aqueles que têm dúvidas quanto à legislação brasileira do direito autoral, a rede preparou um especial esclarecendo o assunto, principalmente quanto a cópias de livros, o uso de filmes ou músicas em sala de aula, adaptação de obras e, domínio público. O especial pode ser conferido através do link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/08/15/958731/regras-copyright-todo-aluno-deve-saber.html.

Por último, a Universia Brasil esclarece como o plágio pode destruir a carreira e estudos de uma pessoa. O especial pode ser conferido no link http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2012/08/20/959919/como-plagio-pode-destruir-sua-carreira-e-estudos.html

Fonte:Tamer Comunicação Empresarial