Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Minas Gerais tem a melhor educ...

Minas Gerais tem a melhor educação municipal do Brasil

Publicada em : 16/08/2012

Município de Nova Ponte, em Minas Gerais, tem a melhor educação municipal do Brasil, segundo IDEB 2011


Os alunos e professores do município de Nova Ponte, em Minas Gerais, têm muito do que se orgulhar. A rede municipal de Ensino Fundamental II (anos finais), parceira do Núcleo de Apoio a Municípios e Estados (NAME), da Pearson Brasil, conquistou as maiores médias no IDEB 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que fornece indicadores de qualidade do ensino básico. A média do município foi de 6,8, atingindo um crescimento maior do que 100% em comparação com a média do município no IDEB de 2009. A nota atual supera a média prevista para 2021, de acordo com as metas do atual Plano Nacional de Educação, do MEC. O índice é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011).

A assessoria pedagógica do NAME oferece ao parceiro formação continuada presencial e a distância, centradas na prática docente e na gestão escolar, fornece material didático focado na competência leitora e escritora, realiza visitas bimestrais a todas as salas de aula. A partir dessas visitas, os assessores compartilham relatórios que apontam sugestões de intervenção pedagógica diretamente relacionadas ao contexto específico de cada classe. Os dados apontados nos relatórios são discutidos em conjunto com a Secretaria de Educação, que repassa as soluções encontradas para avaliação e aplicação dos coordenadores pedagógicos das escolas.“O sistema de ensino é apresentado como um apoio pedagógico que colabora para a qualidade de ensino, mas os protagonistas do processo ensino-aprendizagem são o professor e o aluno”, afirma Guilhermino Figueira Neto, diretor nacional do NAME.

O diretor nacional do NAME considera que o principal benefício do sistema de ensino é servir como suporte para a concretização das políticas educacionais de cada secretaria de ensino. “O sistema de ensino oferece apoio de fato a todos os envolvidos, não somente aos professores e alunos, mas também aos supervisores, diretores e secretários”, garante.

Fonte:CDI Comunicação Corporativa