Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Câmara Mirim

Câmara Mirim

Publicada em : 16/08/2012

Podem participar crianças do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental


Já estão abertas as inscrições para a edição do Câmara Mirim de 2012, que acontece no dia 18 de outubro. O programa, promovido pelo Plenarinho, simula uma sessão de votação da Câmara dos Deputados, onde 400 crianças desempenham o trabalho de um deputado no plenário: discursam na tribuna, apresentam relatórios e votam três projetos de lei previamente selecionados.

Podem participar crianças do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para se inscrever individualmente, o aluno precisa enviar uma proposta de projeto de lei pelos Correios até o dia 31 de agosto ou por e-mail até 7 de setembro. Uma equipe de consultores legislativos da Câmara vai analisar os projetos e escolher os três melhores, cujos autores virão a Brasília, convidados pela Câmara, para defender suas propostas.

As escolas também podem participar do programa. Os professores de todo país podem inscrever suas escolas para participar de um sorteio, que será realizado no dia 10 de setembro. Serão escolhidas seis escolas e cada uma poderá trazer até 35 alunos, os quais participarão do debate e da votação dos projetos escolhidos. As escolas sorteadas são responsáveis por suas próprias despesas e devem se organizar para trazer os seus alunos.

Outra forma de participação é por meio das câmaras mirins municipais e estaduais, que podem inscrever seus deputados estaduais e vereadores mirins. O sorteio também será no dia 10 de setembro e as casas legislativas escolhidas devem custear as despesas do envio das crianças.

Outras informações sobre o programa estão no portal: http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim

Fonte:Secretaria de Comunicação Social