Educação

Home/ Notícias Online/ Educação/ Aprenda a criar a capa de um l...

Aprenda a criar a capa de um livro

Publicada em : 10/08/2012


Uma boa capa não é só bonita: ela precisa fazer parte da obra, complementar e embalar bem o conteúdo. Este é o ponto de partida da oficina A Criação da Capa do Livro, que o renomado artista gráfico Hélio de Almeida ministrará na OFICINADEESCRITACRIATIVA em 11 aulas semanais, às terças feiras, com início em 04 de setembro. O módulo é voltado para designers, ilustradores e publishers que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a indústria livreira. As inscrições já estão abertas, com oferta de apenas 15 vagas.

Com mais de 40 anos de carreira, Hélio notabilizou-se como designer gráfico em alguns dos principais momentos da renovação do design da imprensa brasileira: na criação das revistas Veja (1968) e IstoÉ (1976), na reelaboração do projeto gráfico da Folha de S. Paulo e identidade visual do caderno Ilustrada (1973) e na reformulação da arte da revista Exame (1984), entre outros. Paginou e ilustrou centenas de matérias, bem como cartazes de teatro que fizeram história – como o de Macunaíma, revolucionário espetáculo encenado por Antunes Filho.

Hélio de Almeida utiliza exercícios práticos para desenvolver uma postura: “Quero passar aos oficineiros a importância de se envolver com tudo o que diz respeito ao livro: além de ler o texto, buscar referências, pesquisar, conversar com o editor e, se possível, com o próprio autor. O artista gráfico tem que entender o livro e o que o autor quis dizer com a história. O sucesso de um livro depende de vários fatores, e a capa é importante porque ajuda a vender e ajuda na leitura”.

Espaço para profissionalizar o autor
Visando à profissionalização do setor criativo-literário, este ano a OFICINADEESCRITACRIATIVA oferecerá orientação sobre contratos e direitos autorais ao final de alguns cursos, entre outubro e novembro de 2012.

Desde que iniciou suas atividades, em fevereiro de 2011, a Oficina atendeu mais de 190 alunos em 11 cursos diferentes como Ficção, Não-Ficção, Criação da Capa do Livro e Desbloqueio para a Escrita Criativa, entre outros. Também aplicou 35 oficinas de close reading criadas especialmente para o Sistema Municipal de Bibliotecas da Cidade de São Paulo e sete programas in company, incluindo os 38 trainees de texto do 18º Curso Abril de Jornalismo, seis grupos de jornalistas e publicitários da Editora Abril, a redação da revista Capital Aberto, os designers gráficos da Editora FTD e uma equipe de 15 editores e repórteres da Rede Globo de Televisão-São Paulo.

Uma de suas principais características é trabalhar com ministrantes que são escritores e artistas experientes, com ênfase em exercícios práticos e interdisciplinaridade entre Literatura e Artes Gráficas, Artes Plásticas, Cinema, Teatro, Televisão, Música e as Novas Tecnologias.

Serviço
Edifício Itália – Av. Ipiranga, 344, 27º andar, conj. 272-B
São Paulo/SP, CEP 01046-010 – Tel. (11) 3255-2003
Metrô República – www.oficinadeescritacriativa.com.br

Fonte:Francisco Rocha